Perdi meu companheiro de 15 anos e a dor é imensa, mas algumas pessoas não entendem, dizem “era só um cachorro”. Para quem já passou por isso, o que ajudou vocês a atravessar essa fase de luto? Demora muito para a dor virar saudade?
Sinto muito pela sua perda, Luiz. É uma dor que só quem vive entende. As pessoas que falam isso não têm noção do laço que criamos. Eu também perdi meu gatinho e foi devastador. Para mim, o que ajudou foi me permitir sentir tudo, chorar, ficar triste. E conversar com amigos que também amavam meu bichinho, eles me entenderam e compartilharam memórias.
Luiz, meus pêsames. Sei exatamente o que você está passando. A gente se dedica tanto, o pet vira parte da família. As pessoas minimizam, mas não sabem o vazio que fica. O que me ajudou foi criar um cantinho com as fotos dele, as coisinhas que ele mais gostava. Falar dele com carinho, mesmo com a saudade apertando. E saber que esse amor que a gente sentiu é eterno.
Força aí, Luiz! Essa dor é real e muito profunda. Eu perdi meu cachorrinho ano passado e levei um bom tempo pra me reerguer. As pessoas não entendem mesmo, mas a gente sabe. O que me ajudou foi focar nas memórias boas, sabe? Ver os vídeos engraçados dele, lembrar das brincadeiras. Aos poucos a dor vai se transformando em uma saudade gostosa, de quem a gente amou de verdade.
Luiz, sinto muito. Não tem como mensurar o amor que temos pelos nossos pets. Quando meu cachorro se foi, eu fiquei dias sem conseguir nem pensar em comida. O que me ajudou foi começar a fazer algo em homenagem a ele, tipo doar ração para um abrigo em nome dele, ou escrever um pouco sobre a história dele. Ajudou a canalizar a dor em algo positivo, sabe?
Meu querido Luiz, que tristeza te ler. Perder um amigo de 15 anos é partir um pedaço da gente. As palavras dos outros não curam, mas as nossas memórias sim. Tente se cercar de pessoas que entendem esse amor. E sobre o tempo… é, demora. Mas um dia você vai lembrar dele com um sorriso no rosto, e isso é um passo gigante. A saudade é o preço que pagamos por todo o amor recebido.
Luiz, é foda mesmo. Ninguém que nunca teve um pet pode entender essa profundidade. Eu perdi meu gato há 2 anos e ainda me pego chorando às vezes. O que me ajudou foi me dar tempo. Não me pressionar a ‘esquecer’ ou a ‘superar’. Apenas viver um dia de cada vez. E, sabe, quando aparecer outro bichinho que precise de um lar, talvez abrir seu coração de novo. Não é para substituir, mas para honrar o amor que você tem pra dar.
Sinto muito por você, Luiz. Essa dor é avassaladora. As pessoas que minimizam, infelizmente, não vão entender. O que me ajudou foi um grupo de apoio online para pessoas que perderam pets. Conversar com gente que passava pelo mesmo me deu um conforto enorme. E sim, a dor vira saudade, mas leva tempo. Cada um tem seu tempo, não se culpe por nada.