Insolação em cães: quais os sinais e primeiros socorros?

Levei meu cachorro pra correr na praia e acho que ele passou mal com o calor. Ele tá muito ofegante, com a língua pra fora e meio cambaleando. O que eu faço pra ajudar ele a resfriar? Quais os perigos da insolação?

Nossa, que situação! Se ele estiver ofegante demais, ofegante com a língua muito exposta e cambaleando, pode ser sim insolação. Leve ele pra um lugar com sombra imediatamente e molhe ele com água fresca, não gelada, nas patas, barriga e pescoço. Evita jogar água direto na cabeça dele, tá? E se ele não melhorar logo, corre pro veterinário! É super perigoso.

Puxa, alanajesus! Fico preocupado. Além de molhar, tenta oferecer água pra ele beber, mas devagar, se ele estiver consciente e sem vômito. Se o quadro piorar ou ele ficar apático, o veterinário é o caminho mais seguro. A insolação pode causar danos neurológicos e até ser fatal se não tratada rápido.

Que bom que você percebeu rápido! Minha cachorrinha já passou por algo parecido. Além de sombra e água fresca, pode usar um ventilador pra ajudar a evaporar a água do corpo e resfriar. E fica de olho se ele não começa a vomitar ou ter diarreia, que também são sinais de alerta.

Insolação é coisa séria mesmo. Os sinais que você descreveu são clássicos. O mais importante é abaixar a temperatura corporal dele gradualmente. Nunca use água muito fria, pois pode causar choque térmico. Se ele estiver muito prostrado, não force ele a beber água, espere o veterinário.

No veterinário, eles costumam fazer hidratação venosa e monitorar a temperatura e a função dos órgãos. Se o seu cachorro estiver muito ofegante e com a gengiva pálida ou azulada, é emergência total, corra pra lá!

Uma dica extra: se tiver como, leve ele no carro com o ar condicionado ligado pra ele ir se resfriando no caminho pro veterinário. E tenta não superaquecer ele de novo, evite horários de sol forte, principalmente com cachorros mais velhos ou braquicefálicos (focinho achatado).

Meu gato teve insolação uma vez, a gente acha que foi por ficar perto da janela fechada no sol. Os sinais são parecidos com os de cachorro mesmo: ofego, salivação excessiva, fraqueza. O veterinário disse que a língua azulada é um sinal de gravidade.

O que pode acontecer na insolação é a desidratação, aumento da temperatura corporal acima do normal, danos a órgãos como rins e cérebro, e até coagulação intravascular disseminada (CIVD), que é muito grave. Por isso a urgência!