Husky siberiano destrói objetos quando estou fora, é ansiedade?

Ele rasga almofadas e destrói madeira quando fica sozinho. Já tentei brinquedos. Pode ser TDAH canino ou ansiedade de separação?

Poxa, que situação chata! Com o meu boxer aconteceu algo parecido. Parecia que ele ficava maluco quando eu saía. No começo, achei que era só uma fase, mas depois percebi que ele ficava realmente estressado. Tentei de tudo, brinquedos que dispensam comida, mas o que mais ajudou foi a rotina e o cansaço físico. Eu o levo para uma caminhada bem longa antes de sair, e ele volta mais tranquilo e dorme.

Olha, pelo que você descreveu, a chance de ser ansiedade de separação é bem grande. O meu siberiano tem isso também. Ele roía os móveis e latia sem parar quando eu saía pra trabalhar. O veterinário recomendou algumas coisas, inclusive um brinquedo interativo que eu deixo com ele e mudei a rotina dele antes de sair. Tenta ver se ele tem algum outro sinal, como se lamber demais ou ficar muito eufórico quando você volta.

Cara, husky são danados mesmo! Eu acho que pode ser ansiedade de separação sim. Eles precisam de muita atenção e estímulo. Tenta deixar a TV ligada com som de natureza ou uma música calma pra ele. Outra coisa que ajuda é deixar uma peça de roupa sua com ele, o cheiro pode dar uma reconfortada.

Comigo foi assim com meu border collie. Ele roía tudo! O veterinário disse que era ansiedade de separação e indicou um enriquecimento ambiental bem forte. Deixei mais brinquedos, mas focados em desafiar ele mentalmente, sabe? E também fiz ele gastar mais energia antes de sair. No começo foi difícil, mas aos poucos ele foi melhorando.

TDAH canino não é algo que a gente diagnostique facilmente assim, o mais comum nessa situação é ansiedade de separação mesmo. O husky tem muita energia pra gastar e se ele fica muito tempo sozinho sem estímulo, pode acabar descontando na casa. Além dos brinquedos, tenta esconder petiscos pela casa pra ele procurar, isso gasta a energia mental dele.

Já pensou em consulta com um adestrador comportamentalista? Eles são ótimos pra identificar essas coisas e criar um plano específico pro seu cão. O meu husky tinha um pouco de ansiedade e o adestrador me ajudou a mudar a forma como eu lidava com ele saindo de casa, fez uma diferença enorme.

Acho que o mais importante é você não punir ele quando voltar, viu? Ele não destrói por maldade, é porque ele está sofrendo quando você não está. Tenta criar uma rotina mais previsível pra ele e invista em brinquedos que ele precise raciocinar pra conseguir comida. Isso cansa bastante e mantém ele ocupado.