Meu cachorro, que é um doce, vira outro bicho quando está comendo. Se eu chego perto do pote, ele rosna e mostra os dentes. Isso é normal? Tenho medo que um dia ele me morda. Como corrigir esse comportamento?
Poxa, vitoriapeixoto, isso é bem comum em cães, viu? Chama-se ‘guarda de recursos’. Eles entendem que a comida é algo valioso e ficam com medo de perder. Não é que ele seja mau, é instinto!
É assustador mesmo, ainda mais quando a gente ama o bichinho! Mas o daviferreira tem razão, é instinto. O importante é não reforçar esse comportamento.
Eu passei por isso com meu antigo cachorro. O que funcionou pra mim foi acostumar ele com a minha presença perto da comida, mas de forma gradual e associando a algo positivo. Tipo, jogar um petisco gostoso do alto pra ele pegar enquanto come no pote.
Essa técnica do Enzo é ótima! A ideia é mostrar pro cão que a sua aproximação não significa que ele vai perder a comida, pelo contrário, pode até ser algo bom. Começa de longe e vai chegando mais perto aos poucos.
Uma coisa que me falaram é NUNCA tirar a comida dele bruscamente quando ele está rosnando. Isso só vai aumentar a ansiedade e a agressividade. Tenta sempre fazer trocas: joga algo mais valioso ou distrai ele antes de pegar o pote.
Eu tô tendo cuidado com isso! Tento não me aproximar muito na hora que ele tá comendo. Mas confesso que fico com receio. Alguém já procurou um adestrador profissional pra esse tipo de problema?
Se a coisa estiver muito séria ou você se sentir insegura, buscar um adestrador ou veterinário comportamentalista é o melhor caminho. Eles têm as ferramentas e o conhecimento pra te ajudar a lidar com isso de forma segura e eficaz.
Minha cachorra fazia isso. Comecei a treinar o ‘deixa’ e o ‘traz’ perto da comida, associando a recompensa. Demorou um pouco, mas hoje ela entende que eu posso chegar perto e até pegar o pote. Paciência é fundamental!