Pessoal, meu gatinho vira-lata não quer comer ração seca de jeito nenhum, só aceita sachê. Tô dando 2 sachês por dia, mas tá ficando caro demais! Além disso, não sei se faz mal dar só sachê. A vendedora da pet falou que estraga os dentes, é verdade? Como faço ele comer ração seca? Já tentei misturar, mas ele lambe o sachê e deixa a ração. Me ajudem!
Oi, Enzo! Entendo demais sua situação, meu gato também é super chato com ração seca. O que eu fiz foi ir trocando aos poucos. Comecei misturando um pouquinho da ração seca na comida úmida, mas bem pouquinho mesmo. Aos poucos, fui aumentando a quantidade de ração seca e diminuindo a úmida. Demorou, mas ele começou a aceitar!
Sobre estragar os dentes, a vendedora tem um ponto. A ração seca ajuda a limpar os dentes. Mas se o seu gato não come de jeito nenhum, o mais importante é ele se alimentar. Talvez você possa investir em petiscos dentais depois, se ele aceitar.
Que complicado! Já tentou mudar o sabor ou a marca da ração seca? Às vezes eles têm preferência por um tipo específico. E a textura também pode influenciar. Meu gato ama umas que são em formato de peixinho, por exemplo.
Dois sachês por dia pode ser bastante, dependendo do peso dele. Se for muito molhado, pode sim dar mais trabalho pra limpar os dentes. Talvez você possa tentar misturar um pouco de água morna no sachê pra render mais e ver se ele come assim.
Eu dei ração seca para o meu gato por um tempo, mas ele também se recusava. O que funcionou pra mim foi colocar a ração seca em potinhos diferentes pela casa, tipo um jogo. Ele começou a encarar como uma caça e se interessou mais.
Olha, meu veterinário disse que o ideal é ter as duas coisas. A ração seca para a limpeza dos dentes e a úmida para hidratação. Mas no seu caso, já que ele só come o sachê, o importante é ele comer! Talvez você possa comprar sachês menores e mais concentrados, ou até mesmo misturar um pouco de patê de fígado (sem tempero!) na ração seca pra dar um cheiro mais atrativo.
Uma dica que funcionou com o meu: umedeça um pouquinho a ração seca com água ou um caldo de frango sem sal e sem tempero. A umidade faz soltar mais o cheiro e pode atraí-lo. Vai devagar com a quantidade de líquido pra não virar papa.
Você já levou ele no veterinário pra ver se não tem nenhum problema de saúde que o impede de comer a ração seca? Às vezes pode ser algo mais profundo do que só manha. Se estiver tudo bem, aí vale insistir nas trocas graduais ou até testar outras texturas de ração seca.