Gato urina fora da caixa porque mudou a marca da areia?

Troquei a areia pra uma mais barata e agora ele faz xixi no tapete. Pode ser rejeição ao tipo de areia?

Com certeza pode ser a areia! Gatos são bem chatinhos com isso. Tenta voltar pra marca antiga ou compra um saco pequeno dessa nova pra ver se ele se adapta.

Aconteceu a mesma coisa comigo! Meu gato simplesmente não aceitou a areia nova, fazia xixi em tudo quanto é canto. Voltei pra antiga e o problema sumiu na hora.

Eu já notei que meu gato prefere areia com grânulos finos e sem cheiro. Talvez essa nova que você comprou tenha algum perfume ou a textura seja diferente e ele não gostou.

Sim, a rejeição à areia é super comum. Eles têm um olfato bem apurado e podem se incomodar com cheiros ou até com a sensação nas patinhas. Se puder, tenta misturar um pouco da areia antiga com a nova pra ele ir acostumando aos poucos.

É bem provável que seja a areia! Gatos criam um apego à marca e ao tipo de grão que usam. Outra coisa a verificar é se a caixa de areia está limpa o suficiente, pois com a mudança de areia, eles podem ficar mais sensíveis com a higiene também.

Pode ser a areia, mas vale a pena investigar outras coisas. Limpeza da caixa, estresse com alguma mudança em casa, ou até mesmo algum problema de saúde podem causar isso. Mas a areia é a causa mais provável nesses casos.

O meu fez isso quando troquei a marca. Ele é bem específico com o cheiro e a textura. Voltei para a marca de sempre e ele parou na hora. Não gaste muito com essa nova, tenta a antiga de novo!