Gato siamês coça tanto que está sem pelos, o que fazer?

Ele coça até machucar o pescoço e parte da barriga já sem pelo. Troquei ração, dei banho, mas nada mudou. É alergia, sarna ou ansiedade?

Nossa, que situação chata para o seu gatinho! Coçar até perder pelo é um sinal de que algo não está legal. Pelo que você descreveu, pode ser várias coisas mesmo: alergia alimentar ou de contato, sarna (que o veterinário pode diagnosticar com um exame simples) ou até mesmo estresse e ansiedade, sim. A troca de ração foi uma boa ideia, mas às vezes a alergia não é à ração em si, mas a algum componente. Você já tentou mudar para uma ração hipoalergênica ou com proteína hidrolisada? E quanto a produtos de limpeza ou tecidos novos em casa? Pode ser algo que esteja irritando a pele dele.

Puxa, que dó do seu siamês! Machucar a pele assim é preocupante. Uma coisa que eu fiz com a minha gata que se coçava muito foi levar no veterinário para fazer uma raspagem de pele e um exame de citologia. Assim dá pra descartar sarna e outras infecções fúngicas ou bacterianas que podem estar causando essa coceira. Se for alergia, aí o tratamento é diferente, mas o veterinário pode indicar um antialérgico específico para gatos.

Que peninha do seu gatinho! Parece bem incômodo pra ele. Se ele está se coçando a esse ponto, a melhor coisa mesmo é levá-lo a um veterinário o quanto antes. Ele poderá fazer exames para descobrir a causa exata. Pode ser sarna, sim, mas também um tipo de alergia que ele pode ter desenvolvido. Às vezes, o estresse também faz os gatos se lamberem ou coçarem demais, mas isso costuma ser mais quando há alguma mudança grande em casa, tipo chegada de outro pet ou mudança de rotina.

Entendo sua preocupação, gustavohenrique. Essa coceira intensa pode ter várias causas. Já que você trocou a ração e deu banho sem melhora, sugiro que você observe se ele tem algum contato com plantas em casa ou se usa algum produto de limpeza novo. Às vezes, o problema não é interno. Se a coceira for muito localizada no pescoço e barriga, pode ser até picada de pulga (mesmo que você não veja o bicho) ou alguma alergia a picada. Usar um bom antipulgas é sempre importante.

Meu gato siamês também passava por isso! A gente descobriu que era alergia alimentar. Levamos no veterinário, ele fez um teste de eliminação de dieta. Foi um processo longo, mas ele receitou uma ração especial e a pele dele melhorou 100%. Se for sarna, o tratamento é mais rápido, mas também precisa de acompanhamento. Não desanime! O que você está fazendo já é um ótimo começo em buscar soluções.

Que situação difícil! A gente fica aflito vendo eles assim. No meu caso, quando o meu gato se coçava muito, era porque ele tinha desenvolvido uma dermatite atópica. O veterinário receitou um spray calmante e uma ração com ômega 3 para ajudar na barreira da pele. Mas é essencial que um profissional veja, porque sarna e alergia têm tratamentos bem distintos. E vê se ele não está tendo acesso a nada que possa estar causando irritação externa, tipo produtos de limpeza fortes no chão ou tapetes novos.

Sinto muito pelo seu gatinho! Perder pelo assim é sinal de alerta. Uma coisa que pode ajudar, caso seja ansiedade, é oferecer mais enriquecimento ambiental. Brinquedos interativos, arranhadores em locais diferentes, e até mesmo um cantinho mais tranquilo para ele poder relaxar podem diminuir o estresse. Mas, como os outros disseram, o veterinário é o caminho mais seguro para diagnosticar a causa principal.