Gato siamês coça e perde pelo, o que fazer?

Ele vive se coçando até sangrar e várias falhas no pelo. Já tentei mudar ração mas não resolveu. Pode ser alergia ou parasita?

Poxa, que situação! Meu gatinho já passou por algo parecido e descobrimos que era sarna de ouvido, acredita? Mesmo sem mostrar sinais óbvios nas orelhas. O veterinário teve que examinar bem e receitou um remédio. Talvez valha a pena investigar isso.

Se tá sangrando de se coçar, é algo sério mesmo. Pode ser pulga que ele tem, mesmo que você não veja? Às vezes elas são bem escondidinhas. Uma coleira antipulgas ou um bom antiparasitário por via oral podem resolver.

Já pensou em dermatite? A minha gata teve uma vez e foi bem chatinho de tratar. O veterinário fez uns exames pra ver a causa e receitou um shampoo especial e uns comprimidos. A pele dele tá avermelhada ou tem alguma feridinha aparente?

Esse sintoma de perda de pelo e coceira intensa pode ser muita coisa mesmo. Alergia alimentar, alergia a picada de pulga, dermatofitose (aquela famosa micose), ou até mesmo stress. O ideal é levar no veterinário pra ele fazer um diagnóstico certinho e não ficar tentando adivinhar.

A minha gata Siamês também tem a pele meio sensível. Uma vez ela ficou assim por causa de um novo tapete que comprei, ela era alérgica a alguma coisa do material. Vocês trocaram algo em casa recentemente? Comida nova, produtos de limpeza?

Não desanime! Já passei por isso com o meu. O veterinário receitou um antialérgico e um spray para ajudar a acalmar a pele. Foi um alívio ver ele parar de se coçar. O dele tá com caspinha ou a pele tá úmida onde coça mais?

Poxa, que situação chata para seu gatinho! Coceira intensa assim pode ser várias coisas mesmo. Alergia a pulga é bem comum, mesmo que você não veja pulgas. Já fez vermifugação e controle de parasitas externos recentemente?

Meu gato teve algo parecido, era dermatite alérgica à picada de pulga. Mesmo com o ambiente limpo, às vezes uma pulguinha só já causa um estrago. O veterinário receitou um antipulgas específico e um spray para aliviar a coceira.

No meu caso, era alergia alimentar. Mudei a ração e foi melhorando, mas demorou um pouco. O veterinário pode te ajudar a identificar o que ele é alérgico, tem umas dietas de eliminação que funcionam.

É importante levar ao veterinário o quanto antes, viu? Essa coceira intensa pode levar a infecções secundárias na pele. Ele vai poder examinar direitinho e talvez até fazer uns exames para descartar fungos ou ácaros.

Não dá pra dar um diagnóstico assim, mas eu já vi casos de gatos comendo alguma coisa diferente e tendo reação. Tem alguma planta em casa que ele possa ter mastigado? Ou algum produto de limpeza novo?

Fique atento também se ele está comendo alguma coisa que não devia, às vezes a gente nem percebe. E já tentou algum shampoo ou spray calmante para a pele? Pode ajudar a aliviar enquanto busca a causa.

Poxa, que sofrimento para o bichano! A minha gata teve uma época que se coçava muito por estresse, acredita? Mudamos algumas coisas na rotina dela e ficou bem melhor.

Olha, a melhor coisa a fazer é agendar uma consulta com um veterinário. Ele vai poder examinar o gato, ver se é algo contagioso e indicar o tratamento certo. Não arrisque com remédios sem orientação, tá?