Gato sialês arranha móveis à noite, intenção ou tédio?

Ele só arranha os móveis depois que escurece e fica mais agitado. Já dei brinquedos mas não ajuda. Como provar que é instinto ou ansiedade?

Olá! Gatos siameses são bem ativos mesmo, e essa agitação noturna é bem comum. Pelo que você descreveu, parece mais uma necessidade de gastar energia e liberar o instinto do que tédio puro, mas a ansiedade pode piorar isso, sabe?

Com certeza pode ser instinto! Arranhar é algo natural para eles se alongarem, marcarem território e cuidarem das unhas. Se ele faz isso mais à noite, pode ser porque é o período em que se sentem mais alertas.

Eu passei por algo parecido com meu gato. Tentei vários brinquedos também e nada. Mudei a rotina dele, brinco bastante com ele antes de eu ir dormir e logo depois ofereço a comida. Isso ajudou muito a ele ficar mais calmo.

Uma coisa que ajudou aqui foi colocar arranhadores em locais estratégicos, principalmente perto dos móveis que ele costumava atacar. E arranhadores verticais e horizontais, para variar o tipo.

Que legal que você já observou a hora que ele faz isso! Isso é um ótimo ponto. O que você acha de tentar ‘direcionar’ essa energia para algo apropriado? Tipo, quando ele começar, oferecer um brinquedo que ele goste ou um arranhador?

Às vezes, pode ser um pouco dos dois. Se ele tem muita energia acumulada e não tem com o que gastar, pode sim gerar ansiedade. Experimente mudar a hora das brincadeiras, talvez mais perto da noite, antes do ‘ataque’ aos móveis.

Será que ele se sente seguro arranhando o móvel? Às vezes, eles buscam uma superfície firme para se sentirem mais confiantes. Tenta oferecer arranhadores de sisal, que são mais resistentes e satisfazem bem essa necessidade.

Uma dica que me deram foi usar feromônios para gatos. Dizem que ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade. Não sei se resolve de vez, mas pode ser uma alternativa pra tentar.