Gato resgatado não sai debaixo da cama há 3 dias

Resgatei um gatinho da rua e ele tá escondido debaixo da cama faz 3 dias! Coloquei comida e água perto, ele come quando não tem ninguém por perto. Mas não sai de lá de jeito nenhum! Sei que gato resgatado demora pra se adaptar, mas tô preocupada. É normal ficar tanto tempo assim escondido? O que posso fazer pra ele confiar em mim? Já tentei petisco, brinquedo, mas ele não sai.

Nossa, que situação delicada! É super normal ele ficar assim acuado no começo, ainda mais vindo da rua. Ele precisa de tempo e segurança para entender que ali é um lar. Continua colocando comida e água por perto, não force a aproximação. Vai chegar o dia que a curiosidade vai ser maior que o medo!

Três dias é bastante tempo, mas ainda dentro do ‘normal’ para um gato assustado. Tenta colocar uma caminha ou um paninho com cheiro de você perto da cama dele, mas sem invadir o espaço dele. Às vezes, um cantinho seguro e com seu cheiro pode ajudar a criar um vínculo.

Que amor você por esse gatinho! Olha, o importante é que ele está comendo e bebendo, isso é um ótimo sinal. Não se desespere se ele não sair agora. Deixe ele no tempo dele, evite barulhos altos e movimentos bruscos perto do quarto. Paciência é a chave!

Eu passei por algo parecido com a minha gatinha. O que funcionou pra mim foi deixar uma peça de roupa minha perto do esconderijo dele. O meu cheiro ajudou ela a se sentir mais segura e em poucos dias ela começou a sair um pouco mais.

Parabéns por resgatar esse anjinho! Tenta não ficar olhando diretamente pra ele por muito tempo. Gatos se sentem ameaçados quando sentem que estão sendo observados intensamente. Fala com ele com uma voz mansa e calma, mas sem forçar nada.

Oi Nina! Gatos resgatados realmente precisam de um tempo pra se sentir seguros. Três dias escondido é comum, viu? Ele está comendo e bebendo, o que é um ótimo sinal! Não force a aproximação agora, deixe ele no tempo dele. O importante é que ele sabe que você está ali para cuidar dele.

Tenta deixar um paninho com o seu cheiro perto da cama, ou até mesmo uma peça de roupa sua que você já usou. Isso pode ajudar ele a se sentir mais familiarizado com o ambiente e com você.

Nina, que legal você ter resgatado esse gatinho! A minha gata, quando chegou aqui, ficou escondida uns 4 dias. O que funcionou pra mim foi colocar a caixinha de areia e a comida mais perto da cama, aos pouquinhos, e ir me afastando. Assim ele vai associando o lugar com segurança e comida.

E vai falando com ele baixinho, sabe? Sem contato visual direto, só pra ele ir se acostumando com a sua voz. A paciência é a chave nesse momento!

Poxa Nina, fico feliz que você esteja cuidando dele! Gatinhos de rua passam por muita coisa, o trauma é grande. Continue com a comida e a água por perto, isso é fundamental. Ele não quer sair porque ainda não se sente seguro, é um instinto de sobrevivência.

Tenta colocar um esconderijo improvisado perto da cama, tipo uma caixa de papelão com uma toalha. Assim ele pode ter um cantinho dele ali, fora da cama. E evite barulhos altos ou movimentos bruscos perto dele.

Obrigada pelas dicas, gente! Tô tentando ser paciente, mas dá uma angústia ver ele ali sofrendo. Vou tentar a caixa de papelão e o paninho com cheiro. Tomara que ajude!

Oi Nina! Tudo que você tá fazendo já é ótimo. Ele comer e beber é o principal agora. A minha experiência com gatinhos resgatados é que o tempo varia muito. Alguns saem em poucos dias, outros levam semanas. A confiança vem aos poucos.

Uma dica que me ajudou foi deixar um brinquedo (tipo uma varinha com pena) um pouco longe dele e ir mexendo de vez em quando, sem obrigar ele a interagir. Só pra ele ver que existe diversão ali fora.

Nina, não se preocupe! É super normal. Ele precisa entender que o seu ambiente é seguro. Continue colocando a comida e a água perto, e crie um cantinho seguro para ele. Aos poucos, ele vai se arriscar a sair.