Sei que parece cena de desenho animado, mas fiquei na dúvida. Meu gato fica miando quando me vê bebendo leite. Faz mal dar um pouquinho de leite de vaca pra ele? Ouvi dizer que eles não digerem direito depois de adultos.
Oi joaoguilherme! Olha, a maioria dos gatos adultos tem intolerância à lactose. O leite de vaca, mesmo o de caixinha, pode causar diarreia, vômito e dor de barriga neles. É melhor evitar.
Na verdade, eles só mamam leite de vaca (da mãe, claro!) enquanto são filhotes. Depois que crescem, o corpo para de produzir a enzima que digere a lactose. Então, dar leite de vaca pra ele vai dar mais trabalho do que prazer, pode crer.
Puxa, que pena! Eu sei que dá uma dó ver eles miando, né? Mas é melhor não arriscar. Existem leites específicos para gatos sem lactose, você já viu? Ou então, água fresca é sempre a melhor opção.
O que eu faço aqui em casa é dar um pouquinho de iogurte natural sem açúcar, às vezes. Uma colherzinha de chá, nada demais. Mas confesso que nunca tentei leite de caixinha, já que todo mundo fala que faz mal.
Exato! O melhor mesmo é oferecer água. Se ele insiste no seu leite, talvez seja só o hábito ou a curiosidade. Tenta oferecer um petisco ou um brinquedo quando ele miar perto de você bebendo leite!
Eu já dei leite de cabra uma vez, achando que era menos forte, mas ele passou mal igual. Então, resumo da ópera: melhor não dar nem pensar em leite de vaca pra gato adulto.
Tem umas ‘caixinhas’ de leite especial pra gato em pet shop, que são tipo um sachê molhadinho. Não é leite de verdade, mas eles adoram. Assim você mata a curiosidade dele sem prejudicar a saúde.