Gato Persa recusa caixa de areia nova, é temperamento?

Troquei a caixa por uma maior e cheia de grãos diferentes. Ele só faz no cantinho da casa. O que fazer?

Nossa, que situação chata! Gatos são muito teimosos com as coisas deles, né? Às vezes, eles não gostam da textura da areia nova ou do material da caixa. Já tentou misturar um pouco da areia antiga com a nova?

Pode ser temperamento, mas pode ser que ele não tenha gostado mesmo da areia nova. Tenta colocar a areia antiga de volta por alguns dias e depois vai introduzindo a nova aos poucos. Alguns gatos são super sensíveis a essas mudanças.

É bem provável que ele não tenha curtido a areia nova, Pedro. Meu gato fez isso quando troquei a marca. Fiquei um tempão limpando tapete! Uma dica é colocar um pouquinho da areia antiga por cima da nova, só pra ele ir acostumando com o cheiro.

Se a caixa é nova também, pode ser que o material dela também incomode ele. Alguns gatos preferem caixas abertas, outros fechadas. A textura da areia é o mais comum, mas vale a pena observar se ele demonstra desconforto com a caixa em si.

Gatos persas são conhecidos por serem mais exigentes, então pode ser sim uma questão de temperamento mais sensível. Tente colocar a areia antiga de volta na caixa nova e veja se ele usa. Se sim, o problema é a areia. Se não, pode ser a caixa.

Que dó! Esses bichanos têm personalidade forte mesmo. Uma coisa que funcionou comigo foi colocar um atrativo na areia nova, tipo um pozinho que vende em pet shop para atrair o gato pra lá. Mas com cuidado, porque alguns gatos não gostam.

Poxa, que chato isso! Gatos são criaturas de hábito mesmo, o Pedro pode estar estranhando a mudança. Tenta colocar um pouquinho da areia antiga na caixa nova por uns dias, talvez ajude ele a se acostumar com o cheiro. E essa areia nova, é muito diferente da anterior? Às vezes a textura também incomoda.

Ah, eu já passei por isso com meu persa! Eles são bem seletivos mesmo. Uma dica que funcionou pra mim foi misturar um pouco da areia antiga com a nova, pra ele ir pegando o cheiro aos poucos. E também, não limpei a caixa nova no começo, deixei um pouco do ‘cheirinho’ dele nela. Deu certo!

Persas são meio ‘fresquinhos’ mesmo, hehe. Tenta voltar pra areia antiga, pelo menos por um tempo. Talvez ele não goste da textura ou do cheiro dessa nova. Ou então, se for a caixa mesmo que ele não gostou, tenta colocar a areia nova na caixa antiga por uns dias pra ele se habituar.

É bem provável que seja o temperamento dele mesmo se adaptando à novidade. Eles são bem sensíveis a mudanças. Uma coisa que você pode tentar é não limpar a caixa nova por uns dias, deixar um pouco do cheiro dele lá, e também misturar um pouco da areia antiga na nova. Paciência é a chave!

Meu gato também fez isso quando troquei a caixa. Ele é super apegado à caixa antiga. Eu acabei misturando um pouco da areia antiga com a nova e aos poucos ele foi aceitando. Demorou uns 10 dias, mas ele voltou a usar a caixa normalmente. Não desiste!

O meu persa é igual! Ele demorou pra aceitar a caixa nova. O que eu fiz foi colocar um pouco da areia antiga misturada com a nova na caixa nova. E também, se a caixa antiga for fácil de limpar, dei uma limpada leve nela e voltei a areia antiga só pra ele usar enquanto a caixa nova não era ‘aprovada’. Com o tempo ele acostumou.

Pode ser o temperamento sim, persas são bem exigentes. Talvez a textura da areia nova não agradou, ou até mesmo o tamanho da caixa, mesmo sendo maior. Tente voltar à areia antiga por um tempo e vá introduzindo a nova aos poucos, misturando. E observe se ele tem preferência por algum canto específico na casa.