Gato persa espirrando muito, pode ser pelo?

Oi gente! Meu persa tá espirrando direto faz uns 3 dias. Não tem secreção nem nada, só espirra mesmo. Pensei que podia ser alergia ao próprio pelo dele (é muito peludo né). Ou será gripe de gato? Ele tá comendo normal, brincando, mas esses espirros tão me preocupando. É comum em persa? Devo levar no vet ou espero passar?

Oi vitorlima! Gatos persas são super peludos mesmo, e a pelagem longa pode sim juntar mais poeira e alérgenos. O espirro sem secreção pode ser irritação mesmo. Meu gatinho espirrava bastante quando eu usava um areia diferente, sabe? Talvez seja algo no ambiente dele.

Pode ser o pelo sim, mas também pode ser outra coisa. Se ele não tá com secreção, comendo e brincando normal, talvez não seja algo grave. Mas se persistir por mais tempo ou piorar, é bom dar uma olhada com o veterinário pra descartar qualquer coisa.

Meus persas também espirraram um pouco quando mudamos a casa e a poeira ficou mais em evidência. Fiquei preocupada também, mas com a limpeza mais frequente e um umidificador de ar no ambiente, melhorou bastante. Se o seu tá ativo e comendo bem, tenta observar se tem algo no ambiente que pode estar causando isso.

Meu gato teve espirros parecidos e era um quadro alérgico leve mesmo. O vet recomendou limpeza com soro fisiológico no narizinho dele, com cuidado. Mas se o seu persa não tem histórico disso, é bom ir no vet pra ele dar um diagnóstico certinho e não só chutar.

É uma dúvida pertinente! Gatos com focinho achatado como os persas podem ter algumas dificuldades respiratórias e serem mais propensos a irritações. Espirros sem outros sintomas podem ser irritação por poeira, perfume, produtos de limpeza… Ou até mesmo um início de resfriado. Se não melhorar em uns 2-3 dias, o ideal é levar no veterinário.

Eu já passei por isso com meu persa. O veterinário me falou que a raça é mais sensível mesmo. No meu caso, era poeira mesmo. Ele me indicou usar um aspirador de pó com filtro HEPA perto de onde o gato fica e aspirar os tapetes e sofás com mais frequência. Melhorou MUITO!

Obrigado pelas dicas gente! Vou prestar mais atenção no ambiente aqui em casa e ver se melhoro a limpeza. Se não mudar em mais um ou dois dias, levo ele no vet pra não arriscar. Valeu mesmo!

Comigo aconteceu uma vez, parecia que ele tinha engolido alguma coisa irritante e ficou espirrando. Mas passou rápido. Se for algo persistente, o vet é o melhor caminho mesmo, pra ter certeza que não é algo mais sério como uma infecção.