Gato europeu come catnip demais, faz mal?

Ele gosta demais da “erva-dos-gatos” (catnip) e come quase todo dia. Ouvi dizer que pode causar tontura ou vômito. É perigoso?

Olha, meu gato também AMA catnip! Já percebi que ele fica meio lesado depois, dá umas cambalhotas e depois dorme pesado. Mas vômito nunca vi. Acho que em excesso pode dar sim um enjoo.

Se ele estiver comendo em quantidade, pode ser que sim, dê dor de barriga ou até vômito. O ideal é dar de vez em quando, não todo dia. O meu eu ofereço tipo uma vez por semana, só pra ele dar uma relaxada.

Nunca ouvi falar que seja perigoso a ponto de ser tóxico. Mas concordo que em excesso tudo faz mal, né? Tenta diminuir a frequência e ver como ele reage. Talvez ele esteja só entediado e o catnip seja a diversão dele.

Eu dei catnip pro meu gato uma vez e ele ficou totalmente fora de si, rolou no chão que nem louco! Durou uns 10 minutos e depois ele ficou super calmo. Não acho que seja perigoso, mas talvez a quantidade que ele tá comendo seja muita pra ele.

Gatos têm reações diferentes ao catnip. Alguns ficam super agitados, outros relaxam. Se ele estiver apresentando vômito ou diarreia, aí sim é um sinal de que pode estar fazendo mal. Tenta dar uma quantidade menor e ver se melhora.

Meu veterinário disse que o catnip em si não é tóxico, mas que o gato pode ficar com o estômago irritado se comer demais. Ele recomendou oferecer um pouquinho de vez em quando, misturado com brinquedo, sabe? Não deixar disponível o tempo todo.

Oi Alexandruarte! Olha, meu gato também ama catnip, haha. Já vi ele ficar bem doidão, rolando e se esfregando. Mas nunca vi ele passar mal, tipo vomitar ou ficar tonto não. Acho que o deles é mais uma euforia passageira mesmo.

E aí! Pelo que andei pesquisando, o catnip não é tóxico pra gatos. O que acontece é que a nepetalactona, que é o composto ativo, afeta o olfato deles e causa essa reação de euforia. Em casos raros, se comerem em quantidade MUITO grande, podem ter um leve desconforto estomacal, mas vômito ou tontura séria não é comum.

Meu gatinho uma vez comeu um sachê inteiro de catnip que caiu no chão, nossa, ficou rodando o dia todo! Kkkkk. Mas passou logo. Acho que o seu gato deve só estar aproveitando bem a ervinha mesmo, rs.

Eu não daria todo dia não, mesmo que não seja tóxico. Acho que o ideal é usar como um petisco especial, sabe? Pra não saturar o efeito ou o gato ficar acostumado demais e não ter mais graça. E pra evitar qualquer chance de desconforto, né?

Concordo com o Ryan. Deixar o catnip pra ocasiões especiais pode ser mais interessante pra ele e mais seguro pra você. Assim ele sente o efeito com mais intensidade quando tiver acesso.

Pra mim, o mais importante é observar o comportamento dele depois de comer. Se ele fica só mais agitado e depois volta ao normal, não vejo problema. Mas se começar a vomitar, ficar apático ou com diarreia, aí sim eu ficaria preocupada e tiraria o acesso.

Tenho um amigo que usa catnip em spray pra não ter esse problema de comer em excesso. Talvez seja uma alternativa? Assim ele sente o cheiro e não ingere em quantidade.