Gato come planta e vomita, qual planta segura em casa?

Ele mastiga samambaia e vomita em seguida. Dá pra ter plantas sem risco ou cortar todas?

Nossa, que chato isso! Meus gatos já fizeram isso com várias plantas aqui de casa. A samambaia é super comum mesmo, mas alguns gatos não se dão bem com ela. Uma amiga minha usa umas plantas que dizem ser seguras, tipo a erva-de-gato (catnip), que eles adoram e não faz mal. E tem também a planta-aranha, que muitos gatos acham que é um petisco e geralmente não dá problema.

Elisafarias, eu tive o mesmo problema com meu gato e uma planta parecida com a sua. A gente fica com medo de deixar qualquer coisa perto dele, né? Pesquisei bastante e descobri que a planta-jade (Crassula ovata) e a espada-de-são-jorge são tóxicas. Fiquei chocado quando soube da espada! O ideal é dar uma olhada em listas de plantas seguras e venenosas para gatos. Tem muita informação online.

Elisafarias, que situação! Minha gata é super curiosa e já tentou comer de tudo. O que eu fiz foi comprar um vasinho de capim-limão (ou erva-cidreira) e um de alfafa para eles. Eles adoram mastigar o capim e nunca vomitaram. É uma ótima alternativa pra eles terem o que roer e você ter mais paz.

Eu já passei por isso! Meu gatinho, quando filhote, era doido por folhas e sempre acabava vomitando. A gente teve que tirar todas as plantas que eram tóxicas. Atualmente, tenho uma ‘peperomia’ que parece que ele não liga muito e também algumas mudinhas de hortelã que ele gosta de cheirar. Mas acho que o ideal mesmo é sempre confirmar com o veterinário qual planta é segura.

Que chato isso! Eu tive que fazer uma ‘limpa’ em casa. As que eu deixei e ele não mexe são as de plástico mesmo rsrs. Brincadeira! Mas falando sério, tenho um arranjo de flores secas que ele ignora e também um vasinho de orquídea, que dizem ser segura. Mas ele prefere ficar cutucando a vassoura mesmo.

Elisafarias, o meu gato faz a mesma coisa! Ele tem uma mania de comer graminha de gato, que a gente compra em pet shop. É uma grama especial, acho que é de trigo ou aveia. Assim ele não ataca as minhas outras plantas.

Eu tenho muito medo disso! Por isso, escolhi ter só plantas que são comprovadamente seguras. A planta-aranha é uma delas e meu gato adora mastigar. Já vi que outras pessoas recomendam a ‘havaiana’ (Chlorophytum comosum) também. É sempre bom dar uma pesquisada em listas da ASPCA ou de associações veterinárias, eles têm listas bem completas.