Gato arranhando o sofá novo, como parar?

Acabei de comprar um sofá novo e meu gato tá destruindo! Ele tem arranhador, mas prefere o sofá. Já tentei spray repelente, papel alumínio, fita dupla face, mas nada funciona. Quando eu tô em casa ele não arranha, mas é só sair que ele ataca o sofá. Tô pensando em colocar capa, mas queria resolver o problema de verdade. Alguém conseguiu treinar o gato pra usar só o arranhador?

Nossa, que situação chata! Eu passei por algo parecido. O que funcionou pra mim foi reforçar o uso do arranhador com petiscos e brinquedos quando ele usava. E pra ‘desincentivar’ o sofá, deixei um tapete de sisal bem perto dele por um tempo, sabe? Às vezes eles só precisam de uma alternativa mais atraente.

Entendo sua frustração, davilucca! Gatos arranham por instinto, marcam território e alongam. Se ele tem arranhador e ainda prefere o sofá, talvez o arranhador não seja tão atraente pra ele. Qual o tipo de arranhador que você tem? Alguns preferem os verticais, outros os horizontais, uns amam sisal, outros papelão. Tente variar o material e a posição.

Pra mim, a capa foi uma salvação temporária, mas não resolveu o problema base. O que eu fiz foi colocar o arranhador novinho bem do ladinho do sofá, onde ele mais arranhava. A ideia era mostrar que aquele era o ‘novo lugar’ permitido pra ele se coçar. Com o tempo, ele foi se acostumando.

O meu também fazia isso quando saía! Eu comecei a borrifar um pouco de água com um borrifador (sem assustar muito, só pra interromper o ato) quando eu pegava ele no flagra, e elogiava MUITO quando ele ia pro arranhador. Demorou um pouco, mas melhorou bastante. E o cheiro de cítrico (limão, laranja) nas áreas que ele arranhava também ajudou um pouco.

Eu li em algum lugar que eles arranham mais quando estão ansiosos ou entediados. Será que ele tá recebendo atenção suficiente? Brincadeiras diárias e brinquedos interativos podem ajudar a gastar essa energia e diminuir a vontade de destruir o sofá.

Spray repelente às vezes não funciona porque o gato se acostuma com o cheiro. Papel alumínio e fita dupla face assustam um pouco, mas também são temporários. Acho que o ideal é focar em tornar o arranhador mais interessante. Tenha mais de um arranhador, em locais diferentes da casa, inclusive perto de onde ele costuma tirar um cochilo. Talvez um arranhador de papelão ajude, eles adoram!

Que chato isso! Uma dica que me deram foi usar catnip no arranhador para atrair o gato. Passei catnip no arranhador dele e, olha, fez uma diferença! Ele começou a usar mais o arranhador e a deixar o sofá em paz. Boa sorte!