Ele só arranha a cabeceira quando escurece. Brinquedos não adiantam. Como entender se é instinto ou reclamando atenção?
Gatos arranhando à noite pode ser tédio sim, mas também é um comportamento natural. Eles fazem isso para marcar território, alongar os músculos e afiar as unhas. A cabeceira pode ser um ponto estratégico pra ele! Tenta colocar um arranhador bem pertinho, talvez um com material diferente que chame mais a atenção dele.
Puxa, nataliarezende, que situação chata! Tenta substituir a cabeceira por um arranhador mais interessante. Existem uns verticais, de papelão, de sisal… o meu gato era super seletivo, levei um tempo pra achar o ideal pra ele.
A minha gata faz algo parecido, mas é mais no sofá. Eu acho que é um pouco de tédio e um pouco de instinto mesmo. À noite eles ficam mais ativos, né? Talvez seja a hora que ele sente mais vontade de se exercitar e marcar o território.
Será que ele não está querendo um ‘encontro’ com você? Mesmo que você brinque com ele durante o dia, pode ser que à noite ele se sinta mais sozinho e arranhar seja um jeito de chamar sua atenção. Tenta fazer uma brincadeira mais agitada antes de dormir.
A cabeceira é um lugar que ele pode ter escolhido como ‘seu’. O instinto de arranhar é forte, mas você pode redirecionar. Já pensou em usar aqueles sprays com cheiro que eles não gostam na cabeceira e colocar um arranhador super atraente ao lado?
É bem provável que seja uma mistura de tédio com a necessidade de afiar as unhas. Tenta introduzir mais atividades para ele durante o dia para gastar energia, e à noite, antes de você dormir, faça uma brincadeira rápida com ele.
A noite é o horário de pico de muitos gatos! Eles se sentem mais dispostos. Se os brinquedos não estão funcionando, pode ser que ele precise de algo mais ‘desafiador’. Você já tentou aqueles brinquedos interativos que liberam petiscos?
Cara, meu gato vivia arranhando o tapete. O que resolveu foi colocar um arranhador diferente (um de carpete que imita o tapete) do lado do tapete e fazer um ‘ritual’ de arranhar ele junto com o gato, sabe? Fazer barulho, elogiar. Talvez funcione pra sua cabeceira.