Adotei um gatinho de 2 meses e ele faz xixi e cocô em qualquer lugar, menos na caixa de areia! Já tentei de tudo: mudei o tipo de areia, coloquei em vários lugares, mas nada! Quando vejo ele agachando, corro e coloco na caixa, mas ele sai e faz no chão. É porque é muito novinho? Como ensino ele? Tô lavando o apt todo dia!
Oi biancasales! Que situação chata, imagino sua frustração. Com 2 meses, eles ainda estão aprendendo bastante. Uma coisa que funcionou para mim foi colocar um pedacinho do xixi dele na caixa de areia. Às vezes o cheiro ajuda a entender o local certo. Outra coisa é a limpeza, use produtos enzimáticos para tirar completamente o odor dos lugares errados, senão ele volta a fazer lá.
Poxa, que correria! Eu tive um caso parecido com um resgatado. Tentei areia de sílica, areia aglomerante, até jornal por um tempo. No final, ele se adaptou melhor à areia com cheiro de talco. E a localização, você colocou em um lugar bem tranquilo e sem muito movimento? Gatos gostam de privacidade pra ‘fazer suas necessidades’.
Não desanima, biancasales! É normal nessa idade, eles ainda estão descobrindo o mundo. Tenta colocar a caixa de areia perto de onde você percebe que ele mais faz xixi ou cocô. E o que você acha de tentar uma caixa com bordas mais baixas? Talvez ele se sinta mais seguro pra entrar e sair.
Essa fase é desafiadora mesmo. Eu já usei um spray educador que vendem em pet shops, mas confesso que o resultado foi bem variável. O que eu mais recomendo é reforço positivo. Quando ele usar a caixa, mesmo que por acidente no começo, faz um festa, dá um petisco, elogia bastante! Ele vai associar a caixa com coisas boas.
O meu filhote também demorou pra pegar o jeito. Tentei várias marcas de areia e o que funcionou foi uma bem fininha e sem perfume, ele parecia gostar mais da textura. E eu fiz isso: colocava ele na caixa depois de acordar e depois de comer, que são os horários que geralmente dá vontade.
Pode ser que ele ainda esteja se adaptando ao novo ambiente, biancasales. Com dois meses, a memória de onde deve fazer ainda está se formando. Mantenha a calma e a paciência. Se puder, tente usar a mesma areia que ele usava no local de origem, se você souber qual era.
Eu li em algum lugar que às vezes eles não gostam da caixa se ela estiver suja. Você tá limpando ela com que frequência? Se for de areia aglomerante, tirar os torrões duas vezes ao dia já ajuda bastante. E lavar a caixa com água e sabão neutro de vez em quando também é bom.