Minha gata rota está grávida de bebês e vomita quase toda refeição. É normal no final da gestação ou pode ser algum problema?
Oi, Eduardo! Olha, eu passei por isso com a minha gata, a Luna. No finalzinho da gestação, ela começou a vomitar mais, sim. Acho que é por causa do espaço que os filhotes estão ocupando na barriga dela, sabe? Mas fiquei super preocupada e levei no veterinário. Ele disse que um pouco de vômito pode acontecer, mas se for muito frequente ou tiver outros sintomas, é bom investigar.
E aí, Eduardo! Vomitar com frequência pode ser um sinal de que algo não tá legal, mesmo na gravidez. Não é sempre normal, sabe? Se ela estiver vomitando depois de comer, pode ser que os bebês estejam pressionando o estômago dela. Mas se ela vomitar algo que não comeu, ou se parecer abatida, aí tem que correr pro vet!
Poxa, Eduardo, que aflição! Minha amiga passou por isso com a gata dela. O veterinário explicou que o útero fica bem grande no final da gestação e pode sim causar compressão no estômago, levando a vômitos. Mas o ideal é sempre confirmar com um profissional pra ter certeza que não é outra coisa, tipo alguma indigestão ou infecção.
Fique de olho, Eduardo! Um pouco de enjoo pode ser normal, mas se ela está vomitando bastante, talvez a ração que ela está comendo não esteja caindo bem, ou quem sabe ela esteja comendo muito rápido. Tenta oferecer porções menores e mais vezes ao dia. E claro, se a dúvida persistir, o veterinário é o melhor caminho!
Comigo a gata nunca vomitou muito grávida, mas já ouvi relatos assim. O que a minha veterinária me disse uma vez foi que qualquer mudança drástica no comportamento ou na saúde da gata grávida merece atenção. Se ela continuar vomitando, seria bom ligar pro seu veterinário e explicar a situação. É melhor prevenir do que remediar!
Eduardo, minha gata vomitou umas duas vezes no final da gestação. Era mais um ‘cuspido’ do que vômito mesmo. O vet disse que era por causa do espaço apertado. Mas se a sua gata está vomitando muito, e parecendo mal, eu focaria em levá-la para um check-up. Não dá pra arriscar com a saúde dela e dos filhotes.
É uma fase delicada, né, Eduardo? A minha gata grávida ficou um pouco enjoada, mas não chegava a vomitar toda hora. Uma coisa que ajudou foi dar a ração mais molhada, porque é mais fácil de digerir. Mas se a sua gata tá vomitando MUITO, não pense duas vezes, procure o veterinário. Ele vai saber te dizer se é normal ou não e o que fazer.