Meu poodle de 3 meses não para de morder! Morde mão, pé, móveis, tudo! Já dei mordedor, ossinhos de brinquedo, mas ele prefere morder a gente. Quando ele me morde eu falo “não” firme, mas ele acha que é brincadeira e morde mais. É normal essa fase? Até quando dura? Tô cheia de marquinhas de mordida e visita nenhuma quer mais vir aqui!
Oi mirella! Essa fase de filhote mordendo tudo é super normal, faz parte do desenvolvimento deles, principalmente quando estão trocando os dentinhos. Eles sentem a gengiva coçar e precisam morder para aliviar. Com 3 meses, eles ainda são bem bebês! Geralmente essa fase mais intensa dura até uns 6 a 8 meses, mas vai diminuindo gradualmente.
Comigo foi bem parecido com o meu poodle! O segredo que descobri foi ter uma variedade maior de mordedores, de texturas e consistências diferentes. Tente um mordedor de borracha mais duro, um de nylon, e até mesmo um Kong recheado com petisco (congelado fica ótimo pra demorar!). Assim você oferece alternativas mais interessantes que suas mãos e pés, rs.
Acho que a sua reação de falar ‘não’ firme pode estar sendo interpretada por ele como um convite pra brincadeira, como você mesma disse! Tenta uma outra abordagem: quando ele morder sua mão ou pé, pare imediatamente a brincadeira, vire-se e ignore ele por alguns segundos. A ideia é que ele aprenda que morder coisas indesejadas significa o fim da diversão.
Já pensou em redirecionar a mordida? Assim que ele pegar algo que não devia, como seu pé, troque imediatamente por um brinquedo dele. E quando ele morder o brinquedo, aí sim faça festa, elogie bastante! Assim ele aprende o que é certo e o que não é pra morder.
Se a mordida estiver muito forte e te machucando, talvez valha a pena consultar um adestrador. Eles podem te dar dicas personalizadas para o seu poodle e te ajudar a manejar essa fase de forma mais eficaz. Às vezes, um profissional faz toda a diferença!
Meu cachorro adorava morder o rodapé da sala! O que ajudou foi passar um spray de gosto ruim (existem uns próprios pra pets) nas áreas que ele mais atacava. Ele deu umas lambidas e logo parou de morder aquilo. Pode ser uma alternativa para os móveis.
Tenha paciência, mirella! É uma fase mesmo, e logo você vai sentir muita saudade dessa energia toda dele. Eles crescem rápido! O importante é não desistir e continuar o treino com consistência. Vai dar tudo certo!