Ele rosna quando como perto dele. Me preocupo que ele esconda comida e fique agressivo. Isso é natural ou prevenção?
Oi matheusnovaes! Meu golden também faz isso, principalmente quando era filhote. Geralmente é um comportamento de proteção de recursos, sabe? Eles sentem que precisam defender a comidinha deles. O meu hoje em dia só dá uma rosnadinha de leve, mas parou de ser algo mais intenso.
É bem comum isso em filhotes, matheusnovaes. Os meus sempre tiveram essa fase. O importante é não competir com ele na hora da comida e ir dessensibilizando aos poucos. Tentar passar a mão perto dele enquanto come, bem de leve, e oferecer um petisco diferente, para ele associar sua presença à algo positivo.
Se ele rosna só quando você tá perto enquanto ele come, pode ser uma forma de dizer ‘opa, isso aqui é meu!’. Husky são bem expressivos com isso. A minha dica é nunca tirar a comida dele à força enquanto ele tá comendo. Tenta mudar a rotina, talvez dar a comida em um lugar mais tranquilo e sem tanta gente por perto no inÃcio.
O meu poodle faz isso direto! É um instinto bem forte, ainda mais com raças que têm esse lado mais territorialista. Eu costumo falar com ele em tom calmo, sem ser ameaçador, e às vezes coloco um petisco extra na tigela dele pra ele ver que não é uma disputa. Ele parece entender.
Minha experiência com husky é que eles são bem ‘falantes’. Rosnar na hora da comida é um sinal de que ele tá se sentindo inseguro com relação ao ‘tesouro’ dele. Tenta não fazer barulho ou movimentos bruscos perto dele enquanto ele come. Pode ser que com o tempo e mais segurança ele vá diminuindo isso.
Meu dog também rosna quando come, e já tá mais velho. Se não for agressividade pura, tipo com dentes à mostra e tudo mais, acho que é mais um aviso. Tenta dar comida em horários que ele esteja mais calmo e você também. E nunca punishment (punir) ele por isso, pode piorar a insegurança.
matheusnovaes, o meu boxer também fazia isso! O que resolveu pra gente foi criar uma rotina bem previsÃvel na hora da refeição e nunca fazer nada que assuste ele enquanto ele tá comendo. A gente até começou a dar um pedacinho de frango depois que ele terminava, pra ele associar nossa aproximação com coisa boa.