Gente, apareceu um gatinho recém-nascido no meu quintal, sem a mãe. Tô desesperada, não sei o que fazer! Posso dar leite de vaca? Como eu alimento ele? Ele chora muito, parece estar com fome.
Nossa, que situação! Parabéns pela sua iniciativa de ajudar o pequeno. Leite de vaca não é recomendado, viu? Pode dar diarreia e outros problemas. O ideal é procurar uma farmácia veterinária ou pet shop e comprar um leite especial para gatinhos órfãos. Vem numa caixinha ou lata e geralmente vem com uma mamadeirinha.
Que bom que você tá cuidando dele! O leite de vaca realmente não pode. O leite específico pra gatinhos é a melhor opção mesmo. Tenta alimentar ele a cada 2-3 horas no começo, dia e noite. É puxado, mas eles precisam muito.
Coitadinho! Se você não achar o leite específico rapidinho, ou se estiver muito tarde, algumas pessoas usam leite de cabra diluído, mas o leite para filhotes é realmente o mais seguro. E lembre-se de aquecer um pouquinho antes de dar, não pode ser gelado nem muito quente.
É uma correria no começo, mas vale a pena. Além do leite, quando ele crescer um pouquinho, por volta das 3-4 semanas, já pode começar a oferecer uma papinha bem macia de ração para filhotes misturada com o leite. Mas foca no leite agora!
Meu Deus, que coisa mais triste! Mas que coração grande o seu! Se você puder ir a um veterinário amanhã cedo, seria ótimo. Eles podem te orientar melhor e até te dar um pouco do leite inicial. E para ajudar ele a fazer cocô e xixi, você vai precisar esquentar um algodão ou gaze na água morna e massagear suavemente a barriguinha e a área genital depois de cada mamada.
Olha, já passei por isso! A mamadeira tem que ter o bico bem fininho, senão ele engasga. E na hora de alimentar, coloca ele numa posição meio sentado, nunca deitado de costas, pra evitar que o leite vá pra parte errada dos pulmões.
Se ele estiver chorando muito de fome, e você não tiver o leite ainda, tenta dar uma olhadinha se não tem nenhuma vizinha que amamenta gato e possa te ajudar com um pouco. Mas assim que der, compra o leite específico. Parabéns por não ter desistido dele!