Ele recusa a escova. Dá pra usar dedos com pasta ou tem técnica pra acostumar com escovação devagar?
Oi, brunapereira! Sei como é difícil. Meu gatinho também não aceitava a escova de jeito nenhum. Comecei usando um gel dental específico para pets, que é saboroso pra eles. Primeiro, deixava ele lamber o gel na minha mão ou na colher. Depois, fui passando o dedo com um pouquinho do gel nos dentes dele, sem escova mesmo. Só depois de um tempo ele começou a aceitar a escovinha, mas ainda com calma e recompensa.
Tenta a escova de dedo, brunapereira! É de silicone e você coloca no dedo, parece mais natural pra eles. Começa com massagem nas gengivas com o dedo mesmo, com o gel, e depois introduz a escova de dedo. Paciência é o segredo!
Eu acho que o importante é associar com algo positivo. Depois da escovação, mesmo que seja só um pouquinho, dou um petisco bem gostoso pra ele. Assim ele começa a pensar que escovar os dentes é bom!
Se ele recusa a escova, não force. Pode ser que ele associe a escova com algo ruim. Faça como a ninanunes falou, comece com o sabor e a sensação na boca. Aos poucos, encoste a escova nos lábios e gengivas, sem tentar escovar de verdade. Repita isso várias vezes, em dias diferentes, antes de tentar uma escovação mais efetiva.
Tem que ser pasta de dente própria para gatos, viu? A de humano faz mal pra eles. E o sabor também ajuda muito, tem de frango, salmão… testa qual ele prefere.
Comigo funcionou mostrar a escova, deixar ele cheirar e até brincar um pouco com ela. Depois, um pouco de pasta na ponta pra ele lamber. O objetivo inicial é só que ele não tenha medo da escova.
O uso dos dedos com a pasta pode ser um bom começo, brunapereira. É menos invasivo. Se ele aceitar bem o dedo, depois tenta colocar a escova junto com o dedo.
Eu vi uma dica de esfregar um pouco de pasta nos ossinhos de roer ou em brinquedos que ele goste. A ideia é que ele associe o sabor e o cheiro da pasta com algo prazeroso.