O vet falou que meu gato que vive em apartamento precisa de “enriquecimento ambiental” pra não ficar estressado. Achei o nome chique, mas o que é isso na vida real? É só comprar brinquedo? Ou é colocar prateleira na parede? Me deem ideias!
Oi João! Enriquecimento ambiental é tipo dar um ‘upgrade’ na vida do seu gato, pra ele se sentir mais em casa e menos entediado. Não é só brinquedo, não! É criar um ambiente que estimule os instintos dele de caçar, explorar, escalar e até se esconder.
Exato! Pensa assim: o gato na natureza escala, caça, faz buraco, se esconde. Dentro de casa, a gente precisa simular isso. Prateleiras na parede são ótimas pra ele escalar e ter um ponto de observação, sabe? Gatos adoram ficar em lugares altos.
Além das prateleiras, que são excelentes, invista em arranhadores de diferentes texturas e formatos. Eles precisam arranhar pra marcar território e alongar. Aquelas árvores pra gatos com vários níveis também são um sucesso por aqui!
Oi joaosales! Que legal que você tá buscando isso pro seu gatinho! Enriquecimento ambiental é basicamente dar pro seu gato estímulos que façam ele se sentir mais seguro e ativo, simulando um pouco da vida selvagem dele. Não é só brinquedo, não. É pensar no ambiente todo!
Exato! Prateleiras e nichos na parede são ótimos pra eles escalarem e terem um ponto de observação mais alto. Gatos adoram se sentir no topo, sabe? Dá uma sensação de segurança.
Eu fiz umas ‘caverninhas’ com caixas de papelão pra minha gata. Ela ama se esconder lá dentro e às vezes até dorme. É barato e ela se diverte horrores explorando.
Outra coisa que funciona muito comigo é variar os brinquedos e esconder petiscos pela casa pra ela ter que procurar. Tipo uma caça ao tesouro! Isso gasta a energia dela e estimula o instinto de caça.
Tem uns arranhadores verticais e horizontais diferentes também. E não só os de sisal, mas aqueles de papelão também são super bons e eles gostam de rasgar!
Investir em um comedouro lento ou aquele que você esconde a ração dentro pode ser uma ótima ideia. Assim ele gasta mais tempo comendo e se exercita mais.
Se você tiver um espacinho, pode até tentar colocar umas plantas seguras pra gatos, tipo catnip ou graminha de trigo. Eles gostam de mastigar e brincar com as folhas.
O importante é variar e observar o que seu gato mais gosta. Às vezes um pedaço de papel amassado ou uma bolinha de meia vira o brinquedo favorito dele! A gente só precisa dar as oportunidades pra ele se expressar.