Dieta BARF para cães: é segura por causa dos ossos crus?

Estou pesquisando sobre a dieta BARF, que inclui ossos carnudos crus. Meu maior medo é meu cachorro engasgar ou perfurar o intestino com um osso. Para quem já oferece esse tipo de alimentação, como vocês fazem para ser seguro?

Oi thiagosouza! Entendo super sua preocupação, é natural ficar com medo. Eu já ofereci BARF para minha cachorrinha e nunca tive problemas com os ossos. O segredo é escolher o tamanho certo pro porte dele e sempre supervisionar! Comecei com ossos menores e mais moles, como asa de frango, e fui aumentando gradualmente.

Também fico receoso com essa parte dos ossos. Atualmente, meu cão come ração, mas tenho curiosidade sobre a BARF. Alguém tem alguma dica de como introduzir os ossos crus de forma segura para quem está começando?

Opa, thiagosouza! Minha experiência com BARF é positiva. Para evitar engasgos, eu sempre uso ossos crus congelados por pelo menos 24 horas. Isso ajuda a endurecer um pouco e diminuir o risco de lascas. E jamais dou ossos cozidos, eles sim são perigosos!

A perfuração do intestino é um risco real, mas a maioria dos casos acontece com ossos cozidos ou que não são adequados. Se for oferecer BARF, pesquise bem sobre os tipos de ossos seguros, como os de boi (moela, pescoço) e frango (asas, pescoços). O ideal é consultar um veterinário que entenda de alimentação natural.

Eu uso muito pescoço de frango e moela de boi. Os cachorros tendem a mastigar bem esses, não engolir inteiro. Mas é bom ficar de olho, viu? Cada cachorro é um universo e o que funciona pra um pode não funcionar pra outro.

Eu parei com a BARF por causa dos ossos. Meu cachorro ficava obcecado e tentava engolir pedaços grandes de uma vez. Decidi que não valia o risco. Talvez para cães mais calmos e que mastigam bem seja mais tranquilo.

Para mim, o fundamental é a qualidade da carne e a procedência dos ossos. Compro de açougues de confiança e sempre verifico se não há pedaços pontiagudos ou lascados. A mastigação é a chave!

Já vi relatos de cães que tiveram problemas sérios. Por isso, prefiro oferecer ossos recreativos específicos para cães, que são feitos para serem roídos e ajudam na limpeza dos dentes, sem o risco de serem completamente consumidos e causarem obstrução.