Tô com uma dúvida aqui. Levo meu Shih Tzu pra tomar banho toda semana no pet shop, mas uma amiga falou que é muito e que pode fazer mal pra pele dele. Existe uma frequência ideal ou depende da raça? Fiquei confusa agora.
Oi, alanajesus! Olha, eu tenho uma Lhaza Apso e também ficava nessa dúvida. A veterinária me falou que para cães de pelo longo e que não se sujam muito, um banho a cada 15 dias ou até uma vez por mês é mais que suficiente. Eles acabam perdendo a oleosidade natural da pele, o que pode causar ressecamento e até problemas.
Eu dou banho no meu vira-lata uma vez por mês, no máximo. Se ele não tiver brincado muito na lama ou coisa assim, nem dou. Acho que o excesso de banho, principalmente com shampoo forte, prejudica mais do que ajuda.
Depende muito do tipo de pelo e do estilo de vida do cachorro, né? Meu Golden Retriever se suja todo dia brincando no parque, então às vezes dou um banho nele a cada 10 dias, mas uso um shampoo bem suave. Para Shih Tzu, concordo com a sua amiga, semanalmente pode ser demais.
Eu lavo o meu Pug com um pano úmido e escovo ele diariamente. Só dou banho completo a cada dois meses, mais ou menos. Eles têm problema de pele, então quanto menos banho, melhor. Mas o Shih Tzu tem pelo diferente, né?
Eu dou banho no meu Yorkshire a cada 20 dias. O pelo dele é bem delicado. Uso shampoo e condicionador específicos para a raça, e sempre escovo antes e depois. Se ele se sujar muito, eu dou só um banho de água morna sem shampoo.
Eu costumava levar meu Spitz Alemão pra banho toda semana, mas meu pet shop mudou e o novo me alertou sobre isso. Agora eu dou a cada 15 dias e uso aqueles lenços umedecidos pra limpar o focinho e as patinhas no dia a dia. O pelo dele tá bem mais brilhante!
Meu pastor alemão eu só dou banho quando ele tá realmente fedido, tipo a cada 2 meses. Ele tem pelo curto e não requer muito. Mas para raças com pelo longo como o Shih Tzu, acho que o ideal seria o que a outra colega falou, uns 15 dias no mínimo.
Concordo com quem disse que depende. Tenho uma basset hound e ela tem pelo curto e oleoso, então tem que ser mais frequente, tipo a cada 10 dias. Mas para o Shih Tzu, acho que 15 dias é um bom começo pra ver como a pele dele reage.