De quanto em quanto tempo vocês dão banho no cachorro?

Tô com uma dúvida aqui. Levo meu Shih Tzu pra tomar banho toda semana no pet shop, mas uma amiga falou que é muito e que pode fazer mal pra pele dele. Existe uma frequência ideal ou depende da raça? Fiquei confusa agora.

Oi, alanajesus! Olha, eu tenho uma Lhaza Apso e também ficava nessa dúvida. A veterinária me falou que para cães de pelo longo e que não se sujam muito, um banho a cada 15 dias ou até uma vez por mês é mais que suficiente. Eles acabam perdendo a oleosidade natural da pele, o que pode causar ressecamento e até problemas.

Eu dou banho no meu vira-lata uma vez por mês, no máximo. Se ele não tiver brincado muito na lama ou coisa assim, nem dou. Acho que o excesso de banho, principalmente com shampoo forte, prejudica mais do que ajuda.

Depende muito do tipo de pelo e do estilo de vida do cachorro, né? Meu Golden Retriever se suja todo dia brincando no parque, então às vezes dou um banho nele a cada 10 dias, mas uso um shampoo bem suave. Para Shih Tzu, concordo com a sua amiga, semanalmente pode ser demais.

Eu lavo o meu Pug com um pano úmido e escovo ele diariamente. Só dou banho completo a cada dois meses, mais ou menos. Eles têm problema de pele, então quanto menos banho, melhor. Mas o Shih Tzu tem pelo diferente, né?

Eu dou banho no meu Yorkshire a cada 20 dias. O pelo dele é bem delicado. Uso shampoo e condicionador específicos para a raça, e sempre escovo antes e depois. Se ele se sujar muito, eu dou só um banho de água morna sem shampoo.

Eu costumava levar meu Spitz Alemão pra banho toda semana, mas meu pet shop mudou e o novo me alertou sobre isso. Agora eu dou a cada 15 dias e uso aqueles lenços umedecidos pra limpar o focinho e as patinhas no dia a dia. O pelo dele tá bem mais brilhante!

Meu pastor alemão eu só dou banho quando ele tá realmente fedido, tipo a cada 2 meses. Ele tem pelo curto e não requer muito. Mas para raças com pelo longo como o Shih Tzu, acho que o ideal seria o que a outra colega falou, uns 15 dias no mínimo.

Concordo com quem disse que depende. Tenho uma basset hound e ela tem pelo curto e oleoso, então tem que ser mais frequente, tipo a cada 10 dias. Mas para o Shih Tzu, acho que 15 dias é um bom começo pra ver como a pele dele reage.