Dachshund não sobe escada, é medo?

Ele recusa a subir escada, começa a tremer. Será medo ou dor nas patinhas? Como ajudá-lo a ter confiança?

Oi vitornogueira! Parece que seu pequeno Dachshund está com medo mesmo. Essa raça tem uma predisposição a ter problemas na coluna, e escadas podem ser bem perigosas para eles se não forem usadas com cuidado. O tremor é um sinal clássico de medo. Tentar forçar pode piorar a situação.

Poxa, que situação chatinha! Pode ser uma mistura de medo com um receio de se machucar. Se ele treme, é sinal que não está confortável. Talvez valha a pena investigar se não há nenhuma dorzinha mesmo, sabe? Leva no veterinário pra dar uma olhada nas patinhas e na coluna dele.

Meu salsichinha também tinha pavor de escada no começo! O que eu fiz foi acostumar ele devagarinho. Comecei com um degrau só, oferecendo petisco e elogiando muito. Fui aumentando aos poucos, sempre no ritmo dele, sem pressão. E nunca deixei ele pular de cima ou descer correndo.

Opa! Dachshunds são mais propensos a ter problemas na coluna (DDH). Escadas exigem muito da coluna e das articulações deles. Se ele treme, pode ser medo do movimento ou, como você disse, um incômodo que ele sente. Veterinário é o melhor caminho pra descartar dor e te dar umas dicas específicas pra ele.

Eu concordo com os outros. É bem provável que seja medo, mas é bom investigar a parte da dor também. Uma dica pra ajudar na confiança é usar um peitoral em vez de coleira quando for ensinar. Assim, você tem mais controle e ele se sente mais seguro. E muitos petiscos e muito carinho!

Meu Deus, que fofo e que preocupação! Eu vi um artigo outro dia sobre isso. Dachshunds não são os mais indicados para subir e descer escadas com frequência, justamente por causa da coluna. Se ele demonstra esse medo todo, é porque ele sente que algo está errado. Tenta criar um caminho mais seguro pra ele, talvez com rampinhas?

É, amigo, esse corpinho mais comprido deles exige cuidado redobrado. O meu cachorrinho também teve um pouco de receio, mas o que funcionou foi o reforço positivo. Comecei com um degrau, ele subia eu dava um petisco. Deixei ele cheirar e explorar. Paciência é a chave!

Vitornogueira, seu cachorrinho é lindo! A minha Dachshundzinha também tinha medo, ela só subia se eu pegasse ela no colo. Mas fui tentando acostumar com petiscos e palavras de incentivo. Hoje ela já sobe um pouco mais, mas ainda não desce sozinha de jeito nenhum. A gente tem que respeitar o limite deles, né?