Minha cachorra vai ser castrada semana que vem. Estou nervoso. Além de cuidar para ela não lamber os pontos, tem mais algum cuidado especial? A alimentação muda? Ela vai sentir muita dor?
Oi lucasgabriel! Que bom que você está se informando. A castração é super importante para a saúde delas mesmo. Sobre os pontos, além de evitar que ela lamba, observe se não fica muito vermelho ou com secreção, isso pode ser sinal de infecção. Se o veterinário receitar algum analgésico, não esqueça de dar certinho no horário, tá? E sobre a dor, com a medicação certa, elas se recuperam bem rápido, muitas vezes ficam mais tranquilas no dia seguinte.
Lucas, o mais importante é o repouso! Tenta deixar ela em um lugar calmo, sem muita agitação, e evite que ela pule ou corra muito nos primeiros dias. Alguns cães ficam um pouco mais sonolentos por causa da anestesia e da medicação, é normal.
A alimentação pode mudar um pouco sim, Lucas. Depois da castração, o metabolismo delas pode desacelerar um pouquinho, o que aumenta a tendência a ganhar peso. O veterinário pode recomendar uma ração específica para cães castrados ou uma redução na quantidade da ração atual. O mais importante é monitorar o peso dela depois.
Pode ficar tranquilo, Lucas! O medo é super normal, mas a castração é um procedimento muito seguro. A dor é controlada com medicação. Fica de olho nos pontos e qualquer coisa diferente, liga pro veterinário. Eles sabem o que fazer.
Além de tudo que já falaram, eu sempre recomendo ter um body ou roupinha cirúrgica para proteger os pontos. Assim, você diminui a chance dela lamber e a roupinha ajuda a manter a área mais limpa também. Só cuidado pra não apertar demais!
Na minha experiência, o mais importante é seguir à risca as orientações do veterinário. Eles te darão um protocolo certinho de medicamentos e cuidados. Se a sua cachorrinha costuma ser muito ativa, talvez seja bom reter ela em um cercadinho ou cômodo menor nos primeiros dias para garantir o repouso.
Perceber qualquer mudança no comportamento é crucial, Lucas. Se ela parecer muito apática, sem comer ou beber, ou se os pontos parecerem estranhos, não hesite em contatar o veterinário. A recuperação costuma ser tranquila, mas é bom ficar atento aos sinais.
Eu acho que a paciência é fundamental, Lucas! Às vezes elas ficam um pouco chateadas ou com dor, então dar muito carinho e atenção, mas sem forçar a brincadeira, ajuda bastante na recuperação.