Estou pensando em ter um Pug, mas sei que eles têm aquela carinha achatada e fico com medo dos problemas de saúde. Quem tem um cão braquicefálico (de focinho curto) pode me contar quais os cuidados reais do dia a dia? Ronca muito? Passa mal no calor?
Oi theomartins! Que legal que você está pesquisando antes de adotar! Tenho uma Pug em casa e realmente eles precisam de atenção especial. Sobre o ronco, sim, é bem comum, às vezes até assusta, mas é o jeito deles. O calor é o ponto mais crítico mesmo, eles super aquecem. Nunca deixo a Luna no sol e nos dias quentes, ela fica mais quietinha dentro de casa perto do ventilador.
Fala theomartins! Tenho um Buldogue Francês e concordo com a ninanunes. O calor é o inimigo número 1. Se for passear, tem que ser bem cedinho ou bem tarde, e sempre com água à disposição. E esquece exercitar demais no calor, eles não aguentam.
Oi! Tenho uma Pugzinha e o que mais me preocupo é com as dobrinhas do rosto. Tem que limpar direitinho com lenço umedecido (sem álcool!) ou gaze com soro fisiológico, senão pode dar assadura e infecção. Parece trabalhoso no começo, mas vira rotina rapidinho.
Boa theomartins! Além do calor e das dobrinhas, fiquem atentos aos olhos deles. São bem expostos e podem ter úlceras com mais facilidade. Uma bolinha de tênis ou um galho de árvore mal jogado pode ser um problema sério. O veterinário recomendou um colírio lubrificante pra mim.
O meu Pug também não pode comer muito rápido, senão engasga fácil! Às vezes até dou a ração molhada pra ele pra facilitar. E o ronco é clássico, gente. Meu cachorro parece um tratorzinho dormindo, mas a gente se acostuma.
theomartins, se a intenção for ter um, pesquise bem sobre veterinários que entendam de animais braquicefálicos. Eles têm particularidades que nem todo veterinário está acostumado. E outra coisa, prepare-se para eles terem mais dificuldade para respirar quando ficam muito agitados ou ansiosos, é bom ficar de olho nisso também.
Exatamente! E o Pug pode ter mais propensão a problemas de coluna também, por conta da genética. Se puder, invista em rampinhas pra ele subir no sofá ou na cama, evita impacto nas articulações. É um investimento na saúde a longo prazo.
Para o calor, além de evitar passeios em horários ruins, eu uso um tapete gelado em casa, ajuda muito! E um colete de resfriamento também pode ser uma boa para dias muito quentes. E sim, eles roncam muito, é questão de aceitar o pacote completo rsrs.