Convulsão em cachorro: como agir na hora da crise?

Galera, passei por um susto terrível. Meu cachorro teve uma convulsão hoje pela primeira vez. Eu não soube o que fazer, fiquei paralisado. O que a gente deve fazer para ajudar o cão durante a crise sem se machucar ou piorar a situação?

Nossa, que susto! Sinto muito por isso. O mais importante é manter a calma e tentar afastar objetos perto dele para que não se machuque. Não coloque nada na boca dele, isso é mito e pode ser perigoso.

Exato! E se possível, tente abaixar a cabeça dele um pouco, como se fosse para ele ficar de lado. E nunca, jamais, tente segurar as patas ou o corpo dele com força durante a crise, isso pode piorar.

Eu passei por isso uma vez com a minha cachorrinha. É assustador mesmo! Depois que a crise passa, ela fica meio desorientada. É bom oferecer um lugar calmo e escuro para ela descansar.

E o mais importante de tudo: leve ao veterinário IMEDIATAMENTE depois da crise, mesmo que ele pareça bem. Pode ser algo mais sério e precisa de investigação.

Se possível, tente cronometrar o tempo da convulsão. Essa informação pode ser muito útil para o veterinário. E se tiver como filmar, ajuda muito também, mas sem focar nisso, o bem-estar do cão vem em primeiro lugar.

Com certeza! E lembre-se de manter todos os outros pets e crianças longe do cão durante a crise, para evitar qualquer acidente.

É muito importante também observar se ele está babando muito, se a respiração muda, ou se as pupilas dilatam. Tudo isso é informação valiosa para o vet.

Se a convulsão durar mais de 5 minutos, ou se tiverem mais de uma em um curto período, vá para a emergência veterinária correndo!