Estou num dilema. Parte de mim quer adotar um vira-lata para ajudar um animal necessitado. Outra parte tem vontade de comprar um cachorro de uma raça específica que sempre sonhei. Gostaria de ouvir os prós e contras de quem já passou pelas duas experiências.
Oi! Que dilema bacana de se ter! Eu adotei minha cachorrinha, a Lola, que é uma SRD maravilhosa. Ela era um pouco medrosa no começo, mas com paciência e amor, se soltou completamente. A alegria de saber que dei um lar pra ela não tem preço. Os prós são muitos: você salva uma vida, geralmente os animais de abrigos já são vermifugados e vacinados (pelo menos os que eu conheço), e ainda pode ter um companheiro incrível. O ‘contra’ talvez seja que você não sabe o histórico dele, mas isso para mim nunca foi um problema.
Entendo perfeitamente seu dilema! Eu tenho um Golden Retriever que comprei de um criador responsável. A vantagem é que você tem uma ideia do temperamento, da saúde e do histórico do filhote. Meu dog é super dócil e brincalhão, exatamente como eu esperava. O ponto negativo é o custo, que é bem mais alto, e a responsabilidade de garantir que o criador é ético e se preocupa com o bem-estar dos animais, e não só com o lucro.
Eu já passei pelas duas situações! Minha primeira gata foi comprada, uma siamesa linda, mas que teve alguns problemas de saúde que meu veterinário disse serem comuns da raça. Depois, adotei dois gatos de rua, o Miau e a Luna. Eles são puro amor e super sapecas, sem nenhum problema de saúde até agora. Pra mim, o mais importante é o amor que você dá, independente de onde ele veio.
Adotar é um ato de amor gigante! Eu tenho um salsichinha que adotei de um abrigo e é o melhor cachorro do mundo. É verdade que ele tinha umas manias estranhas no começo, que eu fui corrigindo com treino, mas hoje ele é super obediente. O ‘pró’ da compra para mim seria ter a certeza da raça e das características, mas confesso que a gratidão que meu salsichinha me demonstra todos os dias compensa qualquer coisa!
Minha experiência foi com a adoção. Adotei um vira-lata caramelo, o Caramelo. Ele era bem magrinho e desconfiado quando chegou, mas com muito carinho e comida boa, ele se transformou. É o cachorro mais carinhoso e companheiro que eu poderia pedir. Acredito que o amor transforma tudo, e adotar é uma forma de dar uma segunda chance a um bichinho que merece muito.
Eu sempre prefiro adotar. Já tive cães de raça e vira-latas, e sinceramente, não vejo tanta diferença na relação de amor e companheirismo. Acredito que um animal com um passado difícil, quando encontra um lar amoroso, retribui em dobro. O único ‘contra’ que vejo é que, às vezes, os animais resgatados podem ter problemas comportamentais que exigem mais paciência e dedicação para serem corrigidos.
Eu comprei um filhote de Labrador há alguns anos. Foi uma experiência ótima no sentido de que ele veio super saudável e com o temperamento que eu esperava. A desvantagem foi o preço e a preocupação em achar um criador sério. Recentemente, adotei uma gatinha, a Mia. Ela chegou bem assustadinha, mas hoje é a rainha da casa! Se eu puder dar um conselho, é: se você puder dar um lar amoroso, adote!
Comprei meu Bulldog Francês de um canil conhecido e a experiência foi boa, ele veio bem cuidado e o veterinário aprovou. Mas a gente vê tanta matéria sobre superpopulação de animais em abrigos, que fico pensando se não deveria ter adotado. Penso que o mais importante é oferecer amor, cuidados e um lar seguro, independentemente da origem do pet.