Sempre que saio de casa ele chora e mia (fica soprando). Já tentei deixar brinquedo com roupa, mas ele destrói mesmo assim.
Puxa, que situação! Bulldogs franceses são bem apegados mesmo. Uma coisa que ajudou meu pug foi deixar um rádio ligado com música calma, tipo clássica. Ajuda a disfarçar os barulhos externos e dá uma sensação de companhia.
Entendo sua dor! O meu golden também tinha isso. Tentei enriquecimento ambiental com aqueles brinquedos que soltam petisco, sabe? Demora pra ele conseguir o petisco e mantém ocupado. O seu destrói rápido assim também?
Ansiedade de separação é chato mesmo. Já pensou em consultar um adestrador comportamentalista? Eles têm técnicas específicas pra isso, como dessensibilização e contra-condicionamento. Pode ser mais eficaz que as tentativas caseiras.
Meu cachorro latia muito quando ficava sozinho. Comecei a fazer passeios mais longos antes de sair, pra ele gastar energia. Quando eu voltava, ignorava ele por uns 5 minutos pra não reforçar o comportamento de eu ser o centro das atenções e a causa da felicidade dele.
Puxa, alanajesus! Meu bulldog tem um problema parecido. Descobri que ele fica mais calmo se eu deixo uma peça de roupa minha com o cheiro dele no lugar onde ele costuma ficar. Tipo, uma meia velha ou uma camiseta. Parece bobo, mas ajuda!
Esses buldogues são uns amores, mas dão um trabalho! Já tentou fazer uma rotina de saídas curtas? Tipo, sair por 5 minutos, voltar, depois 10, voltar. Pra ele ir se acostumando que você sempre volta. O meu ajudou bastante.
Se ele destrói tudo, talvez a ansiedade seja bem forte. Já pensou em usar difusores de feromônio? Tem umas marcas que vendem que imitam o cheiro do leite materno, que acalma os filhotes. Podem funcionar nos adultos também.
Que chato isso! O meu cachorro ficava super ansioso. O que resolveu foi variar os brinquedos. Não deixava os mesmos todos os dias, então eles sempre eram novidade. Assim ele não enjoava e mantinha o interesse por mais tempo.