Adotei um cachorro já com 2 anos e ele é um amor comigo, mas na rua ele trava ou late pra todos os outros cachorros. Queria muito que ele pudesse brincar com outros cães. Como eu faço para socializar um cachorro adulto que já tem medo?
Oi danielteixeira! Que legal que você adotou um doguinho. A socialização em adultos pode ser um desafio, mas é totalmente possível! Comecei com a minha cachorrinha que era super medrosa com outros cães. O segredo é ir bem devagar, sabe? Leve ele para passear em horários que o parque esteja mais vazio, assim ele não se sente tão sobrecarregado.
Concordo com a Beatriz. E mais, tenta fazer passeios paralelos com tutores de cães calmos e equilibrados. A ideia é que eles se vejam de longe, sem interação direta no começo. Se ele ficar tranquilo, recompense com petiscos e elogios. Se ele começar a ficar tenso, aumente a distância. O importante é criar associações positivas.
Uma coisa que me ajudou muito foi apresentar cães mais velhos e tranquilos, que não vão pular nele nem nada. Sabe aqueles cães que já ‘resolveram’ a vida social? Eles costumam ser mais pacientes. Minha vizinha tem um labrador que é um ‘terapeuta canino’, rs. Foi ótimo para a minha!
Se o medo for muito intenso, talvez valha a pena procurar um adestrador com experiência em cães medrosos ou com medo. Eles podem te ensinar técnicas específicas e observar a linguagem corporal do seu cão para te guiar melhor.
E não se esqueça da sua própria postura! Se você ficar tensa quando vê outro cachorro, ele vai sentir e achar que tem motivo para ficar com medo. Tente ficar relaxada, sorrir e até conversar com o outro tutor, mesmo que seu cachorro esteja latindo de longe. Sua calma ajuda muito!
Outra dica é nunca forçar a interação. Se ele não quer ir perto, não insista. O objetivo é mostrar que outros cães não são uma ameaça. Pequenos progressos são grandes vitórias! Se um dia ele apenas tolerar a presença de outro cão a uma distância segura, já é um avanço enorme.
Você já pensou em usar feromônios calmantes? Tem aqueles difusores ou sprays que ajudam a criar um ambiente mais tranquilo em casa. Pode ser um complemento, junto com o trabalho na rua.
E o mais importante: paciência! Cada cachorro tem seu tempo. Não se compare com outros tutores ou cães. Celebre cada pequena vitória e confie no processo.