Como saber se o cachorro tá com dor? Ele tá muito quieto

Pessoal, meu vira-lata, que normalmente é um terror, tá muito estranho hoje. Tá mais deitado, não quis passear direito e tá com um olhar triste. Tô na dúvida se ele tá com alguma dor ou se é só preguiça. Tem algum sinal mais claro pra gente saber? Fico com o coração na mão.

Nossa, alexandreduarte, que situação! Sabe, quando o meu fica quieto assim, eu presto atenção em outras coisas. Se ele tá lambendo muito uma pata específica, ou se tem dificuldade pra levantar, pode ser um sinal. E o olhar triste é bem de cachorro mesmo, eles sabem mostrar quando não tão bem.

Oi, alexandreduarte! Cachorro quieto demais realmente preocupa. Uma coisa que eu noto no meu é se ele muda a posição pra deitar ou sentar com frequência, como se estivesse desconfortável. Ou se ele evita ser tocado em algum lugar.

Entendo sua preocupação, alexandreduarte! Além do quietismo, observa se a respiração dele mudou, se tá mais ofegante ou mais lenta que o normal. Às vezes eles escondem a dor, mas o corpo dá uns sinais.

Alexandreduarte, já pensou em checar se ele tá comendo ou bebendo normal? Meu cachorro, quando tá com dor, perde o apetite na hora. E se ele treme muito, mesmo sem frio, pode ser dor também.

Que chato quando eles ficam assim, né alexandreduarte? Uma dica que me deram é tentar ver se ele reage quando você aperta de leve em certas partes do corpo, tipo nas costas ou nas patas. Se ele demonstrar incômodo ou tentar se afastar, é um alerta.

Eu fico muito atenta ao rabo dele, alexandreduarte. Se o rabo tá mais baixo que o normal, meio que encolhido, pode ser sinal de dor ou mal-estar. E se ele foge quando você vai pegar ele no colo, também é um sinal.

Alexandreduarte, se ele não tá lambendo nenhuma parte específica do corpo, mas tá só quieto e com olhar triste, talvez seja bom dar uma olhada nas gengivas. Se estiverem muito pálidas, pode indicar alguma coisa mais séria, tipo anemia ou dor interna.

Essa questão de ‘olhar triste’ é bem característica mesmo, alexandreduarte. Se ele tá com os pelos eriçados em algum lugar específico ou se ele rosna ou chora quando você tenta mexer nele, aí é pra correr pro veterinário sem pensar duas vezes.