Como saber se meu gato sênior está com dor nas articulações?

Meu gato persa já tem uns 12 anos e está andando meio travado, demora pra se levantar. Ele mia quando tento segurar. Isso pode ser osteoartrite?

Oirafaelapires! Gatos mais velhinhos, como o seu persa, realmente podem desenvolver problemas articulares, como a osteoartrite. Essa lentidão pra se levantar, a dificuldade em se mover e miar quando você o toca são sinais bem comuns. É bom ficar de olho se ele também está lambendo demais alguma articulação ou se a higiene dele diminuiu.

Com certeza pode ser,rafaelapires. Meu siamês passou por isso. Ele começou a pular menos no sofá e a ficar mais quieto. O veterinário confirmou que era artrose e o tratamento ajudou muito ele a ficar mais confortável.

Essa questão de miar quando tenta segurar é um alerta forte mesmo,rafaelapires. Os gatos são mestres em esconder a dor, então se ele demonstra isso é porque realmente deve estar incomodado. Leva ele no vet pra ter certeza!

Falando em higiene, já notou se ele está usando a caixa de areia normalmente? Às vezes, a dor nas articulações dificulta até pra ele entrar e sair da caixa ou se posicionar.

Se o seu gato está evitando pular em lugares altos ou se tem dificuldade em subir em degraus, isso também pode ser um indicativo de dor nas articulações,rafaelapires. O que o vet disse pra você sobre isso?

Oi rafaelapires! Poxa, que pena ver seu gatinho sofrendo assim. A idade chega pra todos nós, né? Com 12 anos e esses sinais, é bem possível que seja osteoartrite mesmo. Meu vovô de 14 anos passou por isso, e os sintomas eram bem parecidos: dificuldade pra se mover, menos disposição e até alguns miados de dor ao ser pego no colo.

Oi rafaelapires! Sinto muito pelo seu gatinho. O meu também tem 13 anos e já notei que ele anda meio devagar, sabe? Às vezes ele até pula em lugares mais baixos com mais dificuldade. O veterinário dele disse que é normal nessa idade, mas que tem uns suplementos que ajudam bastante nas articulações. Vale a pena conversar com o seu vet sobre isso!

Olá rafaelapires! Meu beagle com 10 anos começou a apresentar algo parecido. Ele sempre foi muito ativo, mas de repente ficou mais quieto, dormia mais e tinha dificuldade pra subir no sofá. O veterinário confirmou que era artrose. Ele receitou um anti-inflamatório natural e agora ele tá bem melhor, mais animado!

rafaelapires, meu gato mais velho também miava quando eu tentava segurar ele, era um sinal clássico de dor mesmo. Levei ele no veterinário e era artrose. Ele receitou um analgésico específico pra gatos e umas sessões de fisioterapia. A melhora foi impressionante! Ele já tá mais soltinho nas perninhas.

Oi rafaelapires! A idade pode trazer esses problemas mesmo. Além da dificuldade de locomoção e dor ao toque, observe se ele está lambendo muito alguma articulação específica, se está evitando usar a caixa de areia, ou se o comportamento dele mudou muito (mais irritado, mais quieto). Esses podem ser outros sinais de dor.

É importante mesmo procurar um veterinário, rafaelapires. Eles podem fazer um exame físico e até pedir um raio-x pra confirmar o diagnóstico. Não deixe pra depois, quanto antes o tratamento começar, melhor para o seu gatinho se sentir bem de novo!

Meu gato idoso também teve problemas articulares. O vet recomendou mudar a ração para uma específica para animais com problemas articulares e adicionar suplementos de condroitina e glucosamina na dieta. Parece que ajudou bastante na mobilidade dele. E também deixei as caminhas mais fofinhas e em locais de fácil acesso.

Oi rafaelapires! Se o seu gatinho persa está com essa dificuldade de locomoção e miando quando você o pega, pode ser sim um sinal de dor nas articulações, como osteoartrite. É bem comum em gatos mais velhinhos.

Opa! Pelo que você descreveu, sim, é bem provável que seja. Gatos escondem muito bem a dor, então se ele já está demonstrando isso, é um sinal importante. Leva no veterinário pra confirmar e iniciar o tratamento certinho.

Nossa, que pena que ele tá sentindo isso! Essa lentidão pra se levantar e a dor ao toque são clássicos de problemas articulares mesmo. O veterinário pode avaliar se é artrite e indicar algo pra aliviar o desconforto dele.

Puxa, que situação! Essa rigidez e a reação de dor são bem indicativas de que as articulações dele não estão 100%. Meu gato mais velho teve algo parecido, e depois do diagnóstico de artrose, com medicação e umas adaptações em casa, ele melhorou bastante.

Com certeza pode ser! E mais uma coisa pra observar é se ele está pulando menos ou demorando mais pra usar a caixa de areia. O veterinário é quem vai te dar o diagnóstico certo, mas já fica atento a esses sinais.

Nossa, que dó! É muito triste ver nossos peludinhos sofrendo. A osteoartrite em gatos mais velhos é bastante comum. Tenta observar se ele também está lambendo demais alguma articulação específica ou evitando certas atividades que ele gostava.

Rapaz, essa dificuldade de se levantar e o miado quando você mexe nele são sinais fortes de que algo não está legal nas articulações. O melhor a fazer é marcar uma consulta com o vet pra ele dar uma olhada e ver o que tá acontecendo.