Meu pug sempre acorda com bastante remela nos cantos dos olhos. Eu costumo tirar com o dedo mesmo, mas não sei se é o certo. Qual a forma mais higiênica e segura de fazer essa limpeza para não causar nenhuma irritação?
Oi, matheuscorreia! Para o meu golden, eu uso algodão umedecido em soro fisiológico. É super gentil e não irrita. Só lembrando de usar um algodão diferente pra cada olho, viu? Para evitar qualquer contaminação.
Eu também uso soro fisiológico, mas em vez de algodão, uso uma gaze esterilizada. Acho que limpa melhor os cantinhos. E sempre com movimentos suaves, de dentro para fora do olho.
Gente, que bom que perguntaram isso! Eu tinha medo de machucar o meu gatinho e acabava nem limpando direito. Vou testar o soro fisiológico! Vocês acham que serve para gato também?
Para o meu cachorro, um veterinário me indicou usar uma solução específica para limpeza de olhos de pet. Vem um líquido e umas compressas, acho mais prático e seguro.
Eu confesso que às vezes uso um lenço umedecido próprio para bebês, sem perfume e sem álcool. Funciona bem, mas depois do comentário do joaoaraujo, vou ver se acho um específico para pets.
Uma dica que me deram é nunca esfregar o olho. A ideia é mais ‘encostar’ o algodão/gaze com soro no cantinho para amolecer e depois remover delicadamente.
Se a remela for muito persistente ou o olho parecer irritado, vermelho, é bom dar uma passadinha no veterinário. Às vezes, pode ser sinal de alguma coisa mais séria.
Concordo com o lucasgabriel! O meu cachorro teve uma conjuntivite e a secreção era bem diferente. Se mudar a cor ou a quantidade, melhor não arriscar.