Como limpar o ouvido do cachorro do jeito certo?

A orelha do meu cocker está sempre suja e com um cheirinho forte. Tenho medo de limpar em casa e acabar machucando ou empurrando a sujeira pra dentro. Qual produto vocês usam e qual o jeito mais seguro de fazer essa limpeza?

Oi, mariaeduarda! Eu também tenho um cocker e sei bem como é essa orelhinha! O que funciona pra mim é usar uma solução específica para limpeza de ouvidos de cachorro, que você encontra em pet shops. Geralmente o veterinário indica qual é o melhor. A dica é pingar o líquido e massagear a base da orelha, como se estivesse fazendo um carinho ali, sabe? Depois, com uma gaze ou algodão (mas não muito apertado), você limpa o que sair pra fora. Nada de enfiar cotonete lá dentro, isso é perigoso!

Concordo com o ryansilveira! O cotonete é inimigo número 1 da orelha do cachorro. O que eu faço é pegar um chumaço de algodão, molhar com a solução de limpeza indicada pelo veterinário, e aí eu só passo na parte que eu consigo ver, na entrada do canal auditivo. O líquido que a gente pinga já ajuda a soltar a sujeira mais profunda.

Amiga, o cheirinho forte é um sinal de alerta! O meu labrador teve otite uma vez e o cheiro era bem ruim. Seria bom levar o seu cocker no veterinário para dar uma olhada, talvez ele precise de um tratamento específico antes de só limpar. Se não for nada grave, o veterinário te ensina o jeito certo de limpar e quais produtos usar. É melhor prevenir!

Eu uso um produto que o veterinário me recomendou, é um líquido que você pinga e ele desagrega a cera e a sujeira. Meu cachorro não se incomoda nada. Depois eu espero uns minutinhos e ele mesmo sacode a cabeça, o que ajuda a soltar tudo. Aí eu limpo com um algodão na entrada. Se o cheiro for forte, é bom investigar a causa, como disse o eduardomoura.

Pra cocker, que tem a orelha caidinha, a ventilação é pior, né? Por isso acumula mais. Eu aprendi a não ter medo, mas com cuidado. O segredo é a calma e o produto certo. Eu deixo meu cachorro super tranquilo, falo com voz mansa, dou um petisco depois. Se ele ficar muito estressado, melhor parar e tentar outra hora, ou pedir ajuda do vet.

Uma vez meu pastor alemão começou com coceira na orelha e eu usei óleo de coco pra dar uma aliviada antes de ir no vet. O vet falou que podia até ter ajudado um pouco, mas que o ideal mesmo é a solução específica pra não correr risco de piorar. Mas a dica de segurar firme, mas com carinho, e não enfiar nada lá dentro é essencial!

O meu poodle tem muita cera também. Eu uso aqueles lenços umedecidos para limpeza de ouvido, mas são específicos para pets. Eles são bem macios e com o produto certo. Assim eu consigo limpar a parte externa sem medo. Mas de vez em quando, levo na pet shop que tem o serviço de banho e tosa, e eles limpam a orelha mais profundamente.

Essas orelhinhas caídas realmente dão trabalho! Minha cachorra é da raça Basset Hound, que tem as orelhas enormes e caídas também. O que eu faço é usar uma solução líquida que o veterinário me indicou. Pinga umas gotas, massageia suavemente a base da orelha por uns 10 segundos e depois deixo ela sacudir a cabeça. O que sair para fora, eu limpo com algodão. Faço isso uma vez por semana.