Ele tem tártaro e mau hálito. Li que escovar é importante, mas morro de medo de machucar. Tem técnica segura?
Oi thalesnunes! Eu também tinha esse medo com meu buldogue. O segredo é usar uma escova de dentes de cachorro com cerdas macias e pasta de dente específica para pets. Comece aos poucos, deixe ele lamber a pasta, depois passe suavemente nos dentes que ele mais tolera. Sem forçar! Use muitos petiscos e elogios.
Thales, a paciência é fundamental! Meu bulldog adora a pasta de fígado. Comecei limpando só um ou dois dentes por dia, e aumentando gradualmente. Se ele resistir muito, pare e tente no dia seguinte. O importante é não criar trauma.
Eu uso um dedal de silicone com a pasta. Acho mais fácil de controlar a pressão e o meu cachorro parece gostar mais da sensação. Já melhorou bastante o hálito dele!
Além da escovação, experimenta dar ossos de couro ou brinquedos específicos para ajudar a remover o tártaro. Não substitui a escova, mas ajuda a complementar e manter os dentes mais limpos.
Tem uns petiscos que prometem ajudar na limpeza dos dentes e a combater o mau hálito. Li uns comentários bons sobre eles, mas o veterinário pode te indicar a melhor opção.
Uma dica que me deram é fazer a escovação depois do passeio, quando ele estiver mais calmo e cansado. E o mais importante, se o tártaro estiver muito avançado ou ele demonstrar muita dor, procure o veterinário. Ele pode te orientar sobre a melhor forma de lidar com isso, talvez com uma limpeza mais profunda.
Eu acho que a técnica é fazer movimentos circulares suaves, focando na linha da gengiva sem apertar. E escove os dentes mais acessíveis primeiro. Meu cachorro até abana o rabo quando vê a escova agora, de tanto petisco que ganha depois!