Como limpar as orelhas do meu cachorro dachshund sem machucar?

Ele frequente coça a orelha, saiu um cheirinho estranho. Tenho medo de machucar ao limpar. Alguma dica específica?

Oi! Dachshund tem orelha caída, né? Isso faz acumular mais sujeira e pode dar cheiro mesmo. Minha dica é usar um algodão com produto específico para limpeza de ouvido de pet, encontrado em pet shops. Nada de cotonetes, porque você pode empurrar a sujeira para dentro ou machucar. Limpa só o que for visível, sem forçar!

Com certeza! O meu também coçava muito. Eu uso uma solução de limpeza auricular que o veterinário recomendou. Coloco umas gotinhas na orelha, massageio bem a base e depois deixo ele sacudir a cabeça. O excesso de produto e sujeira sai junto. Depois é só passar um algodão na parte externa.

Se está com cheiro ruim, pode ser que tenha alguma infecçãozinha começando. É bom dar uma olhada no veterinário antes de sair limpando, viu? Eles podem te orientar certinho o que usar e como fazer para não piorar nada.

Eu uso lenços umedecidos próprios para limpeza de orelha de cachorro. São super práticos e não irritam. Mas sempre com muito cuidado, limpando só a parte visível do canal auditivo, sabe? Sem enfiar nada fundo.

Acho que o segredo é ir com calma e observar a reação dele. Se ele ficar muito incomodado, é melhor parar e tentar outra hora ou procurar ajuda profissional. Use sempre produtos que sejam específicos para cães, nunca para humanos!

Eu tive um problema parecido com a minha salsichinha. A veterinária me passou um líquido que eu colocava na orelha e depois massageava suavemente. Parecia que ele gostava, rsrs. Ajuda a soltar a cera e o cheiro diminuiu depois. Mas é bom seguir a recomendação do vet!

Se o cheiro estiver forte, investiga mesmo! Pode ser que precise de um tratamento. Mas para a limpeza de rotina, algodão embebido em soro fisiológico morno ajuda bastante a limpar sem agredir.