Como limpar as orelhas do meu beagle sem machucar?

Sempre que limpo sai cheiro forte e fica vermelho. Queria saber técnica correta e produtos seguros.

Oi Lucas! Que bom que você tá cuidando da saúde do seu beagle! Com os beagles, as orelhas são um ponto de atenção mesmo, por serem caidinhas e mais fechadas. Meu labrador também tem orelhas assim, e eu uso uma solução própria para limpeza de ouvidos de cachorro, que a veterinária indicou. Nunca use cotonete lá dentro, tá? Só na parte de fora, com cuidado.

Essa vermelhidão e cheiro forte podem ser sinal de algum tipo de infecção ou alergia, Lucas. Seria bom dar uma passadinha no veterinário pra ele dar uma olhada e receitar algo mais específico, se precisar. Enquanto isso, o que funciona pra mim é usar uma gaze com um pouco da solução de limpeza que o vet me deu.

Meu cachorrinho tinha a mesma coisa! A veterinária explicou que é comum o acúmulo de cera e umidade nas orelhas caídas, o que pode levar a essas irritações. Ela me ensinou a massagear a base da orelha depois de colocar a solução, pra ela se espalhar bem, e depois limpar com algodão ou gaze.

Eu aprendi que o segredo é não forçar muito. Coloca umas gotinhas da solução de limpeza, faz uma massagem suave na base da orelha por uns 20 segundos, e depois deixa ele sacudir a cabeça. Aí você limpa com uma gaze só o que sair pra fora. E sempre use produtos específicos pra pets, nada de álcool ou água oxigenada!

Lucas, uma dica que me ajudou muito é fazer isso depois do banho, quando a pele tá mais macia. E pra evitar o cheiro forte, tenta limpar com mais frequência, tipo uma vez por semana. Se o problema persistir, não hesite em procurar um profissional, a saúde do seu pet é prioridade!

Eu uso um spray limpador de orelhas que comprei na pet shop, é bem suave. Coloco um pouco no algodão e passo na parte visível da orelha, sem enfiar nada no canal auditivo. Funciona bem pra mim.

Se está ficando vermelho, pode ser sensibilidade ou até um início de otite. O melhor mesmo é levar ao veterinário pra ele avaliar. Eles podem indicar uma limpeza correta e um tratamento se necessário.