Quero escolher a melhor ração pro meu gato, mas quando olho o rótulo fico perdido. O que significa “farinha de vísceras”, “proteína bruta”, “material mineral”? O que eu devo procurar para saber se uma ração é de boa qualidade?
Oi deniseb! Super te entendo, esses rótulos parecem um código secreto às vezes! Eu sempre olho a porcentagem de proteína bruta, tento pegar as que têm mais de 30%. E procuro ingredientes como carne ou frango logo no início da lista, sabe? Evito as que começam com ‘farinha de vísceras’ como primeiro ou segundo ingrediente.
Boa pergunta! ‘Farinha de vísceras’ na verdade pode ser sim uma boa fonte de proteína, mas a qualidade varia muito. O importante é ver se vem de frango, peru, etc., e não só ‘vísceras de subprodutos’. Eu procuro por ‘carne fresca de frango’ ou ‘farinha de carne de frango’ bem no começo da lista.
Pra mim, a proteína bruta é crucial, como o ryansilveira falou. Mas também olho a quantidade de gordura. Meu gato é mais sedentário, então procuro algo em torno de 15-20% de gordura. E o que são esses ‘materiais minerais’? Eu nem sei o que procurar ali.
Eu também fico confusa com os minerais! A veterinária me explicou que são importantes, mas a gente precisa de um equilíbrio. Tipo, fósforo e cálcio, que estão ali, precisam estar numa proporção boa. Se tiver muito fósforo, pode ser ruim pra saúde renal dele no futuro.
Uma dica que me passaram é procurar por ‘aditivos’ no final do rótulo. Quanto menos aditivos artificiais (corantes, conservantes), melhor. Prefiro as rações que usam conservantes naturais como tocoferóis (vitamina E).
Eu dou uma olhada também nas fibras. Ajuda na digestão do meu peludo. Gosto quando aparece ‘polpa de beterraba’ ou outros vegetais que são fonte de fibra natural.
Além do que já falaram, eu procuro por rações que mencionem a quantidade de taurina. Gato precisa de taurina pra saúde do coração e dos olhos. Geralmente as rações de boa qualidade já adicionam isso.
Olha, minha experiência é que às vezes o nome mais caro não é o melhor. Eu leio a lista toda e comparo. Se a primeira coisa é carne, a proteína bruta é alta e não tem muita coisa estranha, já fico mais tranquila. Consultar o veterinário também ajuda muito a entender os ingredientes específicos.