Como introduzir um filhote de cachorro em casa com gato adulto?

Estou para trazer um filhote de golden para casa, mas já tenho um gato de 5 anos que é o rei do pedaço. Qual a melhor maneira de fazer essa apresentação para eles se darem bem no futuro? Deixo eles se resolverem ou controlo o contato?

Que legal que você vai ter um filhote de golden! São uns amores. Com gato, tem que ir com calma. Eu separaria os ambientes no começo, tipo, o filhote fica em um cômodo com tudo que ele precisa e o gato no resto da casa. Aí você troca os cheiros deles, tipo com um paninho que passou neles. Depois, começa a deixar eles se verem por curtos períodos, sempre com supervisão e com a comida deles por perto pra criar uma associação positiva.

A minha experiência foi de deixar eles se cheirarem por baixo da porta no início. Depois, quando o filhote já estava mais calmo, comecei a permitir que se vissem na minha frente, mas sempre com o gato tendo uma rota de fuga pra cima, sabe? Tipo uma prateleira ou um arranhador alto. Isso deu muita segurança pro meu gato.

Oi, lavinialima! Que legal que vai aumentar a família! Olha, com o meu gato eu fiz assim: primeiro deixei o filhote em um cômodo separado por uns dias, só com a caminha dele e os cheiros da casa. Depois comecei a trocar os paninhos deles para eles se acostumarem com o cheiro um do outro antes de se verem.

Boa iniciativa em pensar nisso antes! Eu acho que não deixaria eles se resolverem sozinhos, não. O ideal é supervisionar bem as primeiras interações. Começa com a barreira da porta, sabe? Deixa eles se cheirarem por baixo, se acostumarem com a presença um do outro sem estresse.

Eu li em algum lugar que é bom alimentar eles separadamente, mas um de frente para o outro, ainda com a porta fechada ou em lados opostos de um portãozinho. Isso ajuda a associar a presença do outro com algo bom (comida).

A dica da troca de paninhos é ótima! Eu complementaria com usar um difusor de feromônios para gatos, como o Feliway. Ajuda a criar um ambiente mais calmo para o gatinho e diminui a ansiedade do gato adulto. E nada de forçar! Deixa eles irem no tempo deles.

Seja paciente! Gatos costumam ser mais territorialistas. Deixa o filhote ter o espaço dele, um lugar alto onde o gato não alcance. Isso é importante para o gato adulto se sentir seguro e o filhote também ter um refúgio.

Uma coisa que funcionou pra mim foi criar associações positivas. Quando eles estavam juntos (mesmo que separados por uma grade), eu dava um petisco gostoso pro gato e um brinquedo legal pro filhote. Assim eles começam a ligar a presença um do outro a coisas boas.

Lembre-se de que o filhote vai ser mais arteiro e o gato mais tranquilo. Supervisiona sempre as brincadeiras no começo pra o filhote não pular em cima do gato de um jeito que o assuste. O ideal é que a primeira impressão seja a melhor possível.

E outra coisa, lavinialima, não esquece de dar atenção exclusiva pro seu gato adulto também. É importante que ele não se sinta deixado de lado com a chegada do novo membro da família. Assim você evita ciúmes e facilita a adaptação.