Meu gato de 2 anos está magro, com febre e às vezes com o abdômen inchado. Li sobre PIF, mas não sei se é isso ou outra infecção. O que observar?
Oi Francisco! Poxa, que situação chata. PIF é um diagnóstico complicado mesmo. O inchaço no abdômen é um sinal bem clássico, mas outros bichanos podem ter isso por outros motivos. Além da febre e emagrecimento, você notou alguma mudança nos olhos dele, como inflamação ou cor diferente? Ou talvez dificuldade para respirar?
Falar de PIF dá um aperto no coração. Meu vizinho passou por isso com o persa dele. Uma coisa que o veterinário dele comentou é que gatos com PIF à s vezes têm um pouco de icterÃcia (pele e mucosas amareladas), mas nem sempre. Mas o principal mesmo é a avaliação profissional, viu?
Francisco, o melhor a fazer é levar seu gato ao veterinário o quanto antes. Ele poderá fazer exames especÃficos para confirmar ou descartar a PIF. Não se desespere ainda, pode ser algo mais simples! Mas é importante investigar logo.
Nossa, Francisco, que preocupação! Além dos sintomas que você já citou, observe se ele está comendo menos ou se o pelo dele anda meio sem brilho, meio ‘arrepiado’. Essas mudanças no apetite e na pelagem também podem ser sinais de que algo não vai bem.
Sinto muito por essa dúvida, Francisco. O abdômen inchado e a magreza podem indicar acúmulo de lÃquido (ascite), que é comum na forma úmida da PIF. Mas o veterinário é quem vai poder confirmar com exames de sangue, ultrassom, e talvez até teste de PCR para o coronavÃrus felino.
Oi Francisco! Tenho um gato que teve PIF há uns anos. Além dos sintomas que você descreveu, ele também ficou muito apático, dormia o tempo todo e não brincava mais. O diagnóstico foi feito com base nos sintomas e em um lÃquido que foi retirado do abdômen dele.
Francisco, procure um veterinário que tenha experiência com PIF. Existe tratamento para alguns casos, mas é crucial ter um diagnóstico preciso e rápido. Fique atento a qualquer mudança no comportamento dele, como irritabilidade ou agressividade incomum.
Que angústia essa situação, Francisco. Lembre-se que a PIF é causada por uma mutação do coronavÃrus felino. Nem todo gato exposto ao vÃrus desenvolve a doença. Mas os sintomas que você citou são bem preocupantes e justificam uma ida ao veterinário com urgência.