Como fazer dois gatos que não se gostam virarem amigos?

Adotei um gato novo e a minha gata mais velha simplesmente odiou ele. Ela fica bufando, rosnando e até parte pra cima dele. Já faz um mês e a situação não melhora. Existe alguma esperança deles se darem bem um dia? Como eu faço essa paz reinar?

Nossa, que situação chata! Sei bem como é isso. No meu caso, quando trouxe o segundo gato, a mais velha ficou super estressada no começo. O que me ajudou foi criar ‘zonas neutras’ e dar atenção separada pra cada um. Tipo, fazer carinho e brincar individualmente com cada um, sem que um veja o outro.

Essa fase de adaptação é tensa mesmo. Tenta usar difusores de feromônio felino, sabe? Eu usei e achei que deu uma acalmada no ambiente, ajudou eles a se sentirem mais seguros. E comida, hein? Tenta dar petiscos gostosos para os dois ao mesmo tempo, mas em locais diferentes e seguros para cada um, para criarem associações positivas.

Muita paciência é o segredo! Não force a interação. Deixe que eles se cheirem por baixo da porta, depois troque as caminha deles para que sintam o cheiro um do outro em território neutro. Ah, e sempre recompense os momentos de calma ou indiferença, com muito carinho e petiscos!

Tem que ir devagar! Começa alimentando eles em potes separados, mas em cômodos diferentes, com a porta fechada. Gradualmente, vai chegando mais perto. E quando eles estiverem mais tranquilos, tenta deixar a porta entreaberta enquanto comem. Se rosnar, volta um passo. É um processo longo.

Eu li uma vez que usar brinquedos que projetam pontos de luz (tipo laser) pode ajudar a canalizar a energia que eles estão usando pra brigar em uma brincadeira. Mas cuidado pra não direcionar o laser pra cara deles, e sempre termine com um petisco pra eles associarem a ‘caçada’ a algo bom.

Acho que o mais importante é nunca forçar um encontro. Deixe que eles se aproximem no tempo deles. Tenha vários pontos de acesso para água e comida, e várias caixas de areia e locais altos para se esconderem. Quanto mais opções seguras eles tiverem, melhor.

Não desanima! É totalmente possível eles se darem bem. Meu casal de gatos brigava muito no início, mas com o tempo e seguindo essas dicas de introdução lenta, hoje eles até dormem juntinhos. Vai dar certo!