Decidi mudar meu cachorro para a Alimentação Natural, mas não sei como começar. Eu mudo de um dia pro outro ou vou misturando com a ração? Preciso introduzir um alimento de cada vez? Qual o passo a passo para não dar dor de barriga?
Oi, vitorgabriel! Que legal que você decidiu mudar para a AN! O ideal é fazer a transição aos poucos para o cachorro não ter problema de estômago. Eu comecei misturando um pouquinho da comida nova com a ração e fui aumentando a quantidade da AN aos poucos, ao longo de umas duas semanas. Não precisei introduzir um alimento de cada vez, mas observei bem as fezes dele.
Boa, vitorgabriel! Eu também fiz a transição gradual. Uma dica é começar com a carne mais cozida ou bem desfiada nos primeiros dias, para facilitar a digestão. E não se esqueça de hidratar a comida com um pouco de água, se ela ficar muito seca.
No meu caso, eu fiz a transição bem devagar, umas três semanas. Comecei com 10% de comida natural e fui aumentando 10% a cada 2-3 dias. Se ele fizesse cocô mole, eu voltava um pouco. É super tranquilo se fizer com calma!
Uma coisa que me ajudou foi oferecer a comida natural em uma refeição e a ração em outra, no início. Assim ele já ia se acostumando com os sabores e texturas diferentes. Depois comecei a misturar. O importante é observar o bem-estar dele!
Eu segui a orientação de um veterinário de AN e ele me passou um cronograma. Basicamente, aumentava 10% da AN a cada 2 dias e diminuía 10% da ração. No final de 15 dias, já estava 100% AN. Foi super tranquilo!
A minha veterinária recomendou introduzir um tipo de proteína por vez, e esperar uns 3-4 dias antes de introduzir outra. Isso ajudou a identificar se ele tinha alguma sensibilidade a algum ingrediente específico. Se puder, converse com um veterinário especializado em AN.
Fiz a transição em 10 dias. Dia 1-3: 25% AN / 75% Ração. Dia 4-6: 50% AN / 50% Ração. Dia 7-9: 75% AN / 25% Ração. Dia 10: 100% AN. Usei frango cozido e desfiado no começo. Deu super certo!
A minha cachorrinha teve um pouquinho de diarreia no começo, mas passou rápido. O que ajudou foi diminuir a quantidade de gordura e adicionar um pouco de abóbora cozida, que ajuda a regular o intestino. Boa sorte na transição!