Como esterilizar substrato de serpente sem produtos tóxicos?

Troco a cada 2 semanas. Quais produtos não intoxicam e matam bactérias?

Oi, alanajesus! Eu costumo usar o método de assar o substrato no forno. Coloco em uma assadeira e levo ao forno baixo por cerca de 1 hora. Parece que funciona bem pra mim.

Eu já ouvi falar de quem usa vapor também, tipo um esterilizador a vapor. Mas confesso que acho meio complicado de fazer em casa. O forno é mais prático!

Uma amiga minha usa o método de congelamento. Ela coloca o substrato em sacos bem fechados e deixa no freezer por uns 3 dias. Diz que mata os bichinhos que podem estar ali.

Interessante essa do congelamento! Eu sempre fico com medo de não matar tudo com o forno. Alguma de vocês já teve problema com fungos ou algo assim depois de usar algum método?

Eu nunca tive problema sério, mas às vezes a gente vê uns pontinhos brancos que podem ser fungos mesmo. O forno ajuda bastante a evitar isso, mas tem que ser em temperatura baixa pra não queimar tudo.

Eu uso vinagre. Diluo um pouco de vinagre branco na água e borrifo bem no substrato antes de colocar no forno. Acho que ajuda a dar uma desinfetada extra.

Vou tentar essa do forno mesmo, parece o mais seguro. Obrigado pelas dicas, pessoal!

Só tomem cuidado com a quantidade de vinagre pra não ficar um cheiro forte pra serpente depois, tá?