Vou precisar viajar e não posso levar meu cachorro. Estou com o coração na mão de ter que deixá-lo em um hotel. O que eu devo observar na visita para saber se o lugar é bom e seguro? Peço indicações?
Oi joaosales! Que bom que você tá pensando bem sobre o hotelzinho, é super importante mesmo! Na minha experiência, o principal é ver se o lugar é limpo, sabe? Se os canis ou áreas de convivência estão bem cuidados. E também observe como os cães lá dentro estão: parecem felizes, calmos ou estressados? Isso diz muito!
Uma coisa que eu sempre pergunto é sobre a rotina deles: quanto tempo o cachorro fica solto, se tem atividade física, como são as refeições. Se eles têm veterinário parceiro ou alguém que saiba primeiros socorros também é um ponto forte.
Olha, eu procuro saber se eles permitem visitas sem hora marcada. Se a pessoa não tem nada a esconder, geralmente não se importa com um visitante inesperado. E peça referências de outros clientes, eu fiz isso e me ajudou bastante!
Eu me preocupo com o número de cães por funcionário. Se tem muitos animais para poucas pessoas, a atenção individual pode ficar comprometida. Pergunte também sobre o que eles fazem em caso de emergência ou se um cachorro não se adaptar bem.
Se o seu cachorro tem alguma necessidade especial, como medicação ou uma dieta específica, veja se eles estão preparados para isso. Pergunte como eles administram a medicação e se o responsável tem conhecimento.
Outra coisa que eu acho essencial é o espaço. Se o cachorro for ficar em um canil, que seja um espaço razoável, e se tiver área de lazer, que seja segura e com enriquecimento ambiental. Nada de lugar apertado e sem nada pra fazer!
Eu vi um hotelzinho que tinha câmera de segurança e os tutores podiam acessar online. Achei uma ótima ideia para quem fica preocupado! Talvez valha a pena procurar por algo assim se você se sentir mais seguro.
E não esquece de ver se o ambiente é seguro, sem cercas frouxas ou portões que o cachorro possa abrir. A segurança física é primordial para evitar fugas ou acidentes.