Estou tentando ensinar o comando “fica” pro meu cachorro, mas ele levanta e vem atrás de mim assim que eu dou dois passos. Qual o segredo para ele entender que precisa esperar? Devo aumentar a distância aos poucos?
Oi gustavohenrique! Essa é uma dúvida super comum. Sim, o segredo é aumentar a distância BEM aos poucos mesmo. Comece com um passo, espere um segundo, recompense. Depois dois passos, recompensa. Vá aumentando gradativamente, até ele começar a entender.
Dá pra usar petiscos também! Quando ele obedecer, joga um petisco na direção dele, pra ele entender que não precisa sair do lugar. Assim você recompensa ele sem ter que ir até ele.
Eu aprendi que a chave é a consistência e paciência. Se ele levantar, é porque você foi rápido demais na distância. Volta um pouco, refaz o exercício mais perto, até ele consolidar. Não desista!
Uma dica que me ajudou foi não olhar muito pra ele quando estou me afastando. Às vezes o olhar de ‘volta aqui’ já incentiva ele a vir. Tenta manter uma postura mais neutra.
Oi gustavohenrique! Que legal que você está ensinando esses comandos! Sobre o ‘fica’, o segredo é realmente ir aos poucos com a distância. Começa com um passinho, elogia bastante quando ele obedecer e volta pra ele. Vai aumentando a distância gradualmente, sabe? Tipo, dois passos, três, e assim por diante.
Exato, mariaclara! E o reforço positivo é fundamental. Usa petiscos bem gostosos ou o brinquedo preferido dele. Assim que ele ficar no lugar, mesmo que por um segundo, recompensa! A ideia é que ele associe o ‘fica’ com algo muito bom.
Outra dica que funcionou pra mim foi não tornar a saída muito excitante. Tipo, quando você dá o comando e volta, não faz festa demais. Assim ele não fica ansioso pra vir até você logo de cara.
Gustavo, você também pode variar o tempo. Ensina ele a ficar por 1 segundo, depois 5, depois 10. Isso ajuda a consolidar o comando e ele entende que não é só a distância que importa, mas também o tempo que ele precisa esperar.
Uma coisa que eu faço é nunca chamar ele de volta enquanto ele está no ‘fica’. Eu sempre volto até ele pra liberar do comando. Isso evita que ele pense que ‘fica’ é só um convite pra vir até mim.
E não desista se ele não pegar de primeira! Cada cachorro tem seu tempo. Continua com as sessões curtas e divertidas, sempre focando no que ele faz de certo. Você vai conseguir!
Talvez tentar com um sinal visual também ajude. Tipo, estender a mão com a palma virada pra ele enquanto dá o comando ‘fica’. Isso pode dar uma pista extra pro seu cão.