Pessoal, peguei um filhote e tô sofrendo pra ensinar ele a usar o tapetinho higiênico. Ele faz xixi pela casa toda, menos no lugar certo! Já briguei, já dei bronca, já premiei quando ele acerta, mas parece que não adianta. Qual foi o segredo de vocês?
Oi vitoriasilva! Que fasezinha chatinha essa, né? Não desanima não! O segredo pra mim foi a paciência e a consistência. Eu levava meu filhote no tapetinho a cada hora, depois de acordar, depois de comer e antes de dormir. E quando ele acertava, festa! Muita festa e petisco gostoso. Se ele fizesse fora, eu limpava bem com produto enzimático pra não ficar o cheiro e ele voltar a fazer ali.
Oi vitoriasilva! Que luta que você tá passando! Comigo o segredo foi ter MUITA paciência e criar uma rotina bem rÃgida. Leva ele pra perto do tapete sempre depois que ele acordar, depois de comer e brincar. E o mais importante: não desiste! Quando ele acertar, façam uma festa daqueles!
Eita, vitoriasilva, filhote é assim mesmo! Lembra de limpar MUITO bem os locais onde ele fez fora com um limpador enzimático, senão o cheiro atrai ele de volta pro mesmo lugar. E tenta não brigar, porque isso pode fazer ele ficar com medo e fazer escondido.
Eu usei um spray atrativo no tapetinho, vitoriasilva. Não sei se foi só isso ou a rotina que montei junto, mas ajudou bastante! Tenta colocar o tapete num local fixo, longe da caminha e da comida dele.
Minha dica é, quando ele começar a cheirar o chão ou agachar, pega ele com jeitinho e leva pro tapete, mesmo que ele não termine lá. O importante é ele associar aquele local com o ato de fazer as necessidades.
Ah, vitoriasilva, a bronca pode assustar o bichinho. Tenta fazer um barulho (tipo bater palma) pra interromper ele no ato e leva ele pro tapete. Se ele terminar lá, recompensa! É um processo, mas vai dar certo!
Eu também passei por isso! Tenta colocar um pedacinho do jornal com o xixi dele em cima do tapete. Às vezes o cheirinho ajuda a ele entender onde é o lugar certo.
Não se esqueça de elogiar MUITO quando ele acertar, vitoriasilva! Um petisco gostoso e um carinho especial fazem toda a diferença. Filhotes aprendem muito com reforço positivo.
Paciência é a chave, vitoriasilva! Cada cachorro tem seu tempo. Se ele ainda é muito filhote, talvez ele não controle totalmente a bexiga ainda. Continue com a rotina e as recompensas que uma hora ele pega o jeito!