Como ensinar Labrador a não pular em casa quando recebe visita?

Ele fica tão animado que pula no sofá e nos convidados. Já tentei ignorar, mas não dá certo. Qual treino usar?

Oi murilocardoso! Esse é um clássico do Labrador animado! A técnica de ignorar é boa, mas precisa ser consistente. Uma coisa que ajudou meu Rex foi ensinar um comando de ‘senta’ e só dar atenção quando ele estivesse sentado. Assim ele associa que para ganhar carinho precisa ficar calmo.

Eu também passei por isso! O meu peludo aprendeu que pular trazia recompensa (atenção). Comecei a usar um brinquedo que ele gosta muito. Assim que alguém chega, dou o brinquedo pra ele se distrair enquanto eu dou as boas-vindas para as pessoas. Tenta oferecer algo que ele goste demais!

Puxa, Labradores são pura energia mesmo! Além do senta, uma coleira com guia presa em você quando alguém chega pode ajudar. Assim, quando ele for pular, você impede fisicamente e o redireciona pro chão com um comando. É um pouco trabalhoso no início, mas funciona.

Meu vizinho usou uma técnica que achei interessante: toda vez que o cachorro pulava, ele virava de costas e ignorava completamente. Quando o cachorro se acalmava e colocava as quatro patas no chão, ele voltava a dar atenção. A chave é a paciência e a consistência de todos na casa.

Outra dica é, antes das visitas chegarem, gastar a energia dele com um bom passeio ou brincadeira. Um cachorro cansado tende a ser menos explosivo. E quando a visita chegar, peça para ela ignorar o cachorro completamente nos primeiros minutos, até ele se acalmar um pouco.

Essa é clássica! Meu Zeus aprendeu o comando ‘fica’ e funciona bem. Quando a campainha toca, ele já corre pro cantinho dele e espera o ‘tudo bem’. O segredo é recompensar muito o comportamento certo, com petiscos e carinho quando ele estiver calmo e obedecendo.

Que legal que você está buscando ajuda! Para o meu foi essencial que todos em casa e as visitas colaborassem. Se alguém der atenção quando ele pula, tudo que você fez antes vai por água abaixo. Explica pra quem vem te visitar qual o procedimento.